2 eventos ao vivo

Ex-governador do MT José Garcia Neto morre aos 87 anos

20 nov 2009
13h56
atualizado às 15h55

Juliana Michaela
Direto de Cuiabá

O ex-governador de Mato Grosso, José Garcia Neto, morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 87 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC), no hospital Jardim Cuiabá, na capital mato-grossense. Ele estava internado há cinco dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Garcia Neto administrou o Estado entre 1975 a 1978, período da divisão de Mato Grosso, que resultou na criação do Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.

O governo federal sancionou a lei de divisão no ano de 1978, mas ela ocorreu apenas no ano seguinte em 1979. Garcia Neto afirmava que era contra a divisão do Estado. Ele foi indicado pelo ex-presidente Ernesto Geisel, no período em que militares governavam o País, para comandar o Estado no ano de 1975, onde permaneceu até 1978. Ele foi filiado a UDN e a Arena.

O ex-governador nasceu no estado do Sergipe, se formou engenheiro civil e veio para o Mato Grosso em 1945. Ele chegou como funcionário do Ministério da Fazenda e trabalhou na antiga Escola Técnica de Cuiabá (atual campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso). Dez anos depois, ele entrou na política. Além de ter sido governador, foi prefeito de Cuiabá e deputado federal por duas gestões.

O Governo do Estado decretou luto oficial de três dias. O ex-governador deixa esposa e três filhos.

O velório começou às 11h30, na sala Orquídea da Capela Jardins, próximo ao Pronto Socorro de Cuiabá. O sepultamento está marcado para 17h30, no cemitério da Piedade, no centro da capital.

O ex-governador de Mato Grosso, José Garcia Neto, morreu aos 87 anos
O ex-governador de Mato Grosso, José Garcia Neto, morreu aos 87 anos
Foto: Secom-MT / Divulgação
Fonte: Especial para Terra

compartilhe

publicidade
publicidade