PUBLICIDADE

Política

EUA: há pressa em trabalhar com Dilma; Hillary viaja sábado

29 dez 2010 - 18h53
(atualizado às 19h32)
Compartilhar

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, representará os Estados Unidos na posse da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, no próximo sábado, em Brasília. A informação foi confirmada por Washington nesta quarta-feira. Hillary embarca em direção ao Brasil no sábado.

Hillary quer estreitar relações com o Brasil
Hillary quer estreitar relações com o Brasil
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

"Os Estados Unidos têm pressa de trabalhar com a presidente eleita Rousseff e com seu governo", afirmou Philip Crowley, porta-voz do departamento de Estado. "O Brasil é um parceiro essencial no hemisfério sul e no mundo, e os Estados Unidos estão comprometidos com o aprofundamento de nossa relação em uma ampla categoria de assuntos bilaterais, regionais e globais com o governo e o povo do Brasil", informou o departamento por meio de nota. As duas nações possuem estreita cooperação em temas comerciais, energéticos e de segurança, entre outros.

A posse da primeira mulher ao cargo deve ter a presença de pelo menos 12 chefes de Estado, assim como delegações de outros países. Mais de 40 autoridades estrangeiras confirmaram presença na cerimônia - a maioria de países latino-americanos e africanos. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, enviará como seu representante o chanceler Héctor Timerman.

Com informações da EFE e Agência Brasil.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade