PUBLICIDADE

Política

"EUA apoiaram golpe", afirma perfil de Dilma no Facebook

28 mar 2014 - 12h02
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem da postagem no perfil de Dilma Rousseff sobre a participação dos EUA em 1964
Imagem da postagem no perfil de Dilma Rousseff sobre a participação dos EUA em 1964
Foto: Facebook / Reprodução

"O envolvimento dos Estados Unidos com a ditadura brasileira foi, durante tempos, apenas uma desconfiança. Mas a verdade sempre aparece."

Assim começa uma postagem na página do Facebook de Dilma Rousseff nesta sexta-feira em referência à participação americana no golpe militar de 1964. O texto publicado no perfl da presidente - que é administrado pelo PT - analisa a participação americana na instauração do regime militar e anuncia um projeto que tornará públicos documentos sobre a ligação de Washington com os governos militares latino-americanos.

Nessa quinta, a página de Dilma já havia sido atualizada com sua fotografia, feita aos 22 anos, perante os censores da ditadura militar (1964-1985). As postagens ocorrem por ocasião do aniversário de 50 anos do golpe, no dia 31 de março deste ano.

É amplamente aceita a tese de que os Estados Unidos apoiaram, de modo direto ou indireto, todos ou pelo menos a maioria dos golpes de Estado que depuseram governo de tendência esquerdista na América Latina no pós-guerra, abrindo espaço para uma série de governos ditatoriais que deixaram marcas profundas no continente.

"Os Estados Unidos agiram fortemente para abafar novos focos insurgentes e recuperar a hegemonia do continente americano. Com essa justificativa, decidiram, então, apoiar a instalação de governos ditatoriais na América Latina", afirma o texto.

"Agora, em uma excelente parceria da universidade Brown, de Providence (Rhode Island), com a Universidade Estadual de Maringá, os documentos do Departamento de Estado dos EUA sobre o Brasil, produzidos entre 1963-1973, serão digitalizados e disponibilizados em site de acesso livre."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade