PUBLICIDADE

Política

EUA ajudarão Brasil a planejar Copa e Olimpíada

19 mar 2011 - 13h07
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

Por ocasião da visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Brasil neste fim de semana, Estados Unidos e Brasil assinaram acordo de cooperação na realização da Copa do Mundo em 2014 e da Olimpíada em 2016 em solo brasileiro. O Brasil vai aproveitar a experiência do país americano, que já sediou edições anteriores dos dois eventos esportivos. "Temos a missão de garantir a segurança nesses eventos e esse entendimento é salutar, pois queremos ter um padrão de excelência na realização dos eventos", disse José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça.

A cooperação inclui planejamento, infraestrutura, segurança, apoio ao turismo e à hospitalidade e aos empreendimentos comerciais que serão afetados pelos eventos. De acordo com o documento assinado, serão feitas visitas regulares de representantes brasileiros e americanos a outras cidades que já sediaram a Copa ou a Olimpíada. Os EUA se comprometeram, inclusive, a fechar parcerias público-privadas (PPP) com o governo brasileiro para apoiar os preparativos dos eventos.

O acordo assinado hoje faz parte de uma série de 10 memorandos assinados entre os governos dos dois países, que inclui, também, a criação de uma comissão para facilitar o comércio bilateral. Outros memorandos determinam o aumento da cooperação em transportes aéreos, facilitando o transporte de pessoas e cargas entre os dois países. Os EUA também se mostraram interessados na tecnologia de biocombustíveis para aviação desenvolvida pelo Brasil.

Banda militar toca hino do Brasil e dos EUA:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade