PUBLICIDADE

Política

Em protesto, índios invadem Plenário da Câmara e suspendem votação

Manifestantes cobram compromisso para evitar a criação de uma comissão especial sobre terras indígenas

16 abr 2013 - 18h26
(atualizado às 20h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Índios invadem Plenário da Câmara durante votação
Índios invadem Plenário da Câmara durante votação
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Centenas de índios invadiram o Plenário da Câmara dos Deputados no início da noite desta terça-feira para protestar contra a criação de uma comissão especial sobre terras indígenas. No momento da invasão, os parlamentares votavam a medida provisória 602. Alguns deputados saíram correndo do Plenário. Os trabalhos foram encerrados assim que os índios ocuparam o local. Alguns parlamentares permaneceram em Plenário tentando convencer os índios a deixar o local. Também estava presente a ex-senadora Marina Silva.

Desde a manhã desta terça, os indígenas ocupam áreas da Câmara dos Deputados para pressionar o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) a voltar atrás na criação do colegiado. A comissão vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera as regras de demarcação de reservas indígenas.

Índios invadem Câmara e sessão é suspensa; veja:

Na última quinta-feira, a Câmara criou a comissão para analisar a PEC. A proposta quer transferir do poder Executivo para o Legislativo a prerrogativa de aprovar a demarcação de terras indígenas. Segundo a deputada Érica Kokay (PT-DF), que participou das negociações, houve o compromisso para que o presidente Henrique Eduardo Alves de não instalação da comissão. A dificuldade, segundo Kokay, é convencer os índios de que a PEC não vai tramitar.

“Houve um compromisso para que o presidente convencesse os líderes partidários não indicassem membros para a comissão. Sem isso, não teria comissão e não poderia analisar a PEC. Houve uma discussão que nos próximos 45 dias não haveria instalação da comissão, mas os índios acharam insuficiente. A PEC apenas esconde uma intenção de nunca mais homologar terra indígena por parte da bancada ruralista”, afirmou a deputada.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade