PUBLICIDADE

Política

Em Portugal, Dilma diz que foi uma honra conviver com Alencar

29 mar 2011 - 16h07
(atualizado às 19h44)
Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizeram uma declaração em conjunto sobre a morte do ex-vice-presidente José Alencar. Eles estão em Coimbra para a entrega do título doutor honoris causa a Lula, que se se emocionou ao falar de seu vice.

"Foi uma grande honra ter convivido com o José Alencar. Ele é uma daquelas pessoas que vai deixar uma marca na vida de cada um de nós. Ele foi presidente da República junto com o presidente Lula por mais de oito anos, por isso, ofereceremos para a família o Palácio do Planalto para ele ser velado na condição de chefe de Estado, que ele foi, na condição de presidente inesquecível do nosso País", disse a presidente.

Dilma Rousseff, que cumpria agenda em Portugal, decidiu antecipar seu retorno ao Brasil, originalmente programado para a quarta-feira à noite, por conta da morte do ex-vice-presidente José Alencar. Dilma cancelará o encontro previsto para amanhã com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava no país para ser homenageado como doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra, também retorna ao Brasil para render homenagens ao ex-vice. Ele rompeu em lágrimas ao tomar conhecimento da notícia.

Alencar morreu às 14h41 de hoje, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Ele havia sido internado na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas".

Alencar enfrentava câncer desde 1997

O empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com nota oficial da instituição, Alencar morreu em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Ele lutava contra a doença desde 1997. Ao todo, foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.

O ex-vice-presidente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.

Alencar nasceu em 17 de outubro de 1931 em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos.

Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País. Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, conquistou uma vaga no Senado Federal por Minas Gerais. Elegeu-se vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, tendo sido reeleito junto com o petista em 2006.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade