PUBLICIDADE

Política

Eleitores acampam em frente ao Planalto para acompanhar posse

31 dez 2010 - 20h24
(atualizado às 20h44)
Compartilhar

Mais de 24 horas antes de Dilma Rousseff receber das mãos de Lula a faixa presidencial, já havia gente em Brasília disposta a garantir o melhor lugar para ver a festa da posse de perto. Na tarde desta sexta-feira, eleitores de todos os cantos do País estavam de acampamento montado em frente à rampa do Palácio do Planalto. Depois de dias de viagem, eles enfrentaram chuva, vento e o desconforto para assistir a cerimônia de "camarote".

Uma dessas pessoas era o segurança Robson Messias, 40 anos, de Bom Jesus do Tocantins, a cerca de 600 km de Belém (PA). Com barraca montada na Praça dos Três Poderes, bem em frente ao Palácio do Planalto, ele está em Brasília desde o dia 20 de dezembro. Para comer, conta com a ajuda de pessoas que conheceu ao chegar na capital. Na sua bagagem, carrega a lembrança de 2007, quando tomou café com o então presidente reeleito Lula. Desta vez, tem a esperança de fazer o mesmo com Dilma Rousseff.

"Se eu conseguir, vai ser ótimo", afirmou Robson, que acredita em um bom governo de Dilma. "Ela tem seus próprios projetos, não é apenas a continuidade. O que acontece é que ela vai seguir os princípios de Lula", disse o paraense.

O funcionário público José Cândido de Lima, 58 anos, também tem muita expectativa. Com sua moto, demorou 14 dias para vir de Fortaleza até Brasília. Conhecido como Zé da Motoca, ele colocou no veículo uma placa com a frase "primeira mobilete presidencial", uma referência ao dia 7 de janeiro de 2007, quando Lula tirou uma foto sentado no celim de máquina. "Não vou sair de Brasília enquanto Dilma não tirar uma foto com ela", disse.

Outro que fez uma verdadeira odisseia para poder acompanhar a posse de Dilma é Marcos Soares Fernandes, 46 anos. Disposto a entregar à presidenta eleita o projeto de criação de uma ciclovia nacional, durante 13 dias ele pedalou de Mongaguá, no litoral de São Paulo, carregando na garupa apenas uma bolsa de roupas. Quando perguntado se Dilma pode ser melhor que Lula, ele não hesita na resposta. "Ela não pode ser melhor que ele, assim como ninguém pode ser melhor que ninguém. Mas Dilma Rousseff pode fazer mais pelo País, que passou por uma grande mudança nesses últimos anos", afirmou.

De longe também veio a dupla Bernardino Alves, 47 anos, e Genivaldo Bezerra, 37 anos. Ambos passaram por chuva, sol e muita lama para ir de Guaraciaba, a 320 km de Fortaleza, a Brasília. Na posse, esperam entregar a Lula um pequeno troféu, com a frase: "do povo do Nordeste para o melhor presidente do Brasil".

"Ele foi muito para nós, do Nordeste. Com certeza é o melhor presidente da história. No Ceará, Dilma venceu em 183 cidades e só perdeu em uma. Não há dúvidas de que ele trouxe muitas melhorias para o País", afirmou Bernardino.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade