PUBLICIDADE

Política

Mulher morta "assina" apoio a partido patrocinado por Kassab

Listas de apoio à criação do PL apresentam assinaturas falsificadas e até mesmo nome de eleitores que já morreram

27 fev 2015 - 10h03
(atualizado às 10h07)
Compartilhar
Exibir comentários

As listas de apoio à criação do PL, novo partido patrocinado pelo ministro das Cidades Gilberto Kassab (PSD), apresentam assinaturas falsificadas e até mesmo nome de eleitores que já morreram. As informações são da Folha de S. Paulo, que obteve acesso a uma série de fichas enviadas pelo organizador da legenda em São Paulo, José Rubens Domingues Filho, da executiva estadual do PSD, à Justiça Eleitoral. 

<p>O ministro das Cidades Gilberto Kassab (PSD)</p>
O ministro das Cidades Gilberto Kassab (PSD)
Foto: Alexandra Martins / Câmara dos Deputados

De acordo com o jornal, de um total de 106 assinaturas apresentadas, apenas 11 foram validadas pelo cartório. Uma das listas tem o nome de Regiane de Oliveira Ribeiro, morta em setembro de 2014. Outra leva o nome de Daniela Guarnieri, que, procurada, garantiu nunca ter assinado o documento. "Não assinei ficha para esse, nem para partido nenhum. Meu nome está certo, o da minha mãe também, mas essa não é a minha assinatura", disse ela.

A criação de um partido só pode ser efetuada com a entrega à Justiça Eleitoral de pelo menos 500 mil assinaturas, com autenticidade certificada em cartório, de eleitores que apoiam a fundação. 

Resposta

José Rubens Domingues Filho afirmou à Folha que o PL "não tem estrutura" para verificar todas as assinaturas e que submete os nomes à Justiça por causa disso. "Temos em média um índice de rejeição nos cartórios de cerca de 40%. Significa que eles estão fazendo um bom trabalho", declarou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade