PUBLICIDADE

Política

Tucanos minimizam divisão de votos e exaltam democracia interna

25 mar 2012 - 19h39
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de São Paulo

O ex-governador José Serra venceu, neste domingo, as prévias do PSDB e foi escolhido pelo partido para disputar a prefeitura de São Paulo, confirmando seu favoritismo. Entretanto, ao contrário do que esperavam seus aliados e vários "caciques" da legenda, o tucano não levou "de lavada" e, embora tenha sido escolhido por 52,1% dos 6.229 militantes que foram às urnas, não conquistou os demais 48% de eleitores, que se dividiram entre os pré-candidatos José Aníbal (31,2%), secretário estadual de Energia, e Ricardo Tripoli (16,7%), deputado federal.

Conheça prévias históricas que abalaram partidos

Em seu discurso, Serra não fez menção ao percentual de votação e, após falar aos militantes por cerca de 20 minutos, deixou a Câmara de Vereadores, onde ocorreu a apuração dos votos, sem falar com a imprensa. "A partir de hoje, uma só voz, um só trabalho e a vitória para o povo de São Paulo", disse ao microfone. Nos bastidores, a expectativa era de que ele recebesse mais de 70% dos votos.

Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, que desistiu da pré-candidatura após Serra anunciar que queria ser candidato, a maioria dos militantes que apoiavam o ex-governador não foram às urnas por acreditar que a disputa já estava ganha, enquanto os apoiadores de Tripoli e Aníbal fizeram questão de votar. "Nós esperávamos (um índice como esse), porque não são os 20 mil (militantes), foram 6 mil, e muitos dos que votam em Serra já imaginavam que ele iria ganhar então nem foram votar", afirmou.

À imprensa, o governador Geraldo Alckmin também minimizou o resultado e disse que o fato de Serra ter sido escolhido por mais da metade dos tucanos demonstra "unidade" no partido. "Sempre alguém vai ter mais voto ou menos voto, para isso a gente faz as prévias. (...) Mais de 50% no primeiro turno (é um bom resultado)", disse.

"Essa votação consolida a vitória dele. Democracia é assim. E o Serra deu uma lição enorme ao disputar as prévias, vencer a disputa e unir todo mundo", concordou o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

Já o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, atribuiu o resultado à entrada tardia de Serra na pré-campanha, e destacou que os outros dois pré-candidatos tiveram mais de seis meses para fazer corpo-a-corpo com os militantes da legenda.

Tanto Tripoli quando Aníbal disseram, em discursos, que apoiarão a campanha de Serra e, assim como os demais líderes tucanos, afirmaram que as prévias "uniram" o partido. "Nós resgatamos a democracia no PSDB", afirmou Tripoli.

Apoiadores de Serra esperavam maior margem na vitória das prévias
Apoiadores de Serra esperavam maior margem na vitória das prévias
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade