PUBLICIDADE

Política

Terra exibe apuração ao vivo a partir das 17h no domingo

29 out 2010 - 08h24
(atualizado em 31/10/2010 às 10h40)
Compartilhar

O Terra, empresa de internet e mídia digital líder na América Latina, exibirá ao vivo, no domingo, a apuração do segundo turno das eleições em todo o Brasil. A partir das 17h (de Brasília), o internauta poderá seguir em tempo real no Terra a apuração das urnas nos 5.565 municípios brasileiros que definirão o próximo presidente, 8 governadores estaduais e 1 governador distrital. A apuração ao vivo também poderá ser seguida nos celulares e através de blog, site, perfil de Orkut e Facebook do usuário por meio de um widget e aplicativo (veja aqui). Além disso, será possível compartilhar todas as páginas de apuração nas mídias sociais e enviar comentários.

O estúdio do TerraTV que recebe, no dia das eleições, nomes como Ivan Valente, Soninha e Celso Russomanno
O estúdio do TerraTV que recebe, no dia das eleições, nomes como Ivan Valente, Soninha e Celso Russomanno
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Siga as notícias de eleições no Twitter

Os repórteres, correspondentes, fotógrafos e cinegrafistas do Terra estarão espalhados por todo o País para levar aos internautas notícias mais importantes e atualizadas das eleições. Da redação do Portal em São Paulo, o time de jornalistas será comandado pelo editor-chefe Bob Fernandes. No total, mais de 200 profissionais trabalharão para mostrar todos os detalhes da votação, da apuração, das comemorações, das primeiras repercussões sobre o novo presidente eleito.

Antes mesmo da abertura das urnas, às 8h de domingo, a redação do Terra proporcionará aos internautas uma cobertura completa das eleições, com textos, fotos, vídeos e interatividade. Durante todo o dia de votação, que se será encerrado às 17h, o Terra mostrará o comportamento dos candidatos e eleitores.

A partir das 17h, o Terra oferecerá em tempo real os dados da apuração em parceria com o TSE. Os primeiros votos serão do Distrito Federal e de Goiás, para o cargo de governador. Uma hora depois, às 18h, começam a chegar os números para governador dos estados de Alagoas, Pará, Paraíba e Piauí. E às 19h, com o fechamento das urnas nos últimos estados, entre eles Amapá, Rondônia e Roraima, que votam para governador, os dados da contagem de votos para presidente estarão disponíveis para o usuário acompanhar a evolução da apuração. Será possível ver por cidade os votos apurados para todos os cargos. Da mesma forma como no primeiro turno, estes dados estarão disponíveis no portal mobile.

E, direto dos estúdios do Terra TV, em São Paulo, convidados especiais analisarão ao vivo as pesquisas de Boca de Urna e os resultados. Confira a lista de participantes: Ivan Valente (Deputado Federal Psol), Ricardo Trípoli (Deputado Federal PSDB), Celso Russomanno (ex- candidato ao governo de SP pelo PP), Soninha Francine (Coordenadora da campanha digital de Serra), Luiza Erundina (Deputada Federal PSB), Emídio de Souza (Prefeito de Osasco PT), Janete Pietá (Deputada Federal PT), Ricardo Young (ex-candidato ao senado de SP - PV), Francisco Fonseca (Cientista Político PUC), Humberto Dantas (Cientista Político USP), Walter Feldman (Secretário de Esportes de SP - PSDB), Paulo Teixeira (Deputado Federal - PT), Aldo Fornazieri (Sociólogo da FESPSP) e Roberto Freire (Deputado Federal PPS).

Das 17h até o anúncio da finalização pelo TSE, as principais páginas do Terra oferecerão um resumo desta apuração, onde serão informados número de votos totais dos candidatos, percentual de votos válidos, brancos, nulos e o andamento da contagem.

Durante a votação, o Terra perguntará aos usuários quem já foi à urna votar e qual o sentimento do eleitor. A participação poderá ser através do site, celular e iPad.

Na madrugada de segunda-feira serão oferecidos os resultados consolidados e infográficos que mostrarão o novo cenário político do Brasil. É a visão interpretada dos números.

O Terra, também em parceria com o TSE, oferece no site especial de Eleições 2010 os dados completos de todos os candidatos registrados: foto, nome, número, declaração de bens, prestação de contas, proposta de governo e certidão criminal.

A equipe de Mídias Sociais do Terra estará ligada no Twitter avisando os seguidores do perfil @terra_eleicoes sobre as últimas informações da votação. Além disso, nosso time estará atento aos tweets dos candidatos e principais políticos tuiteiros. Na hora da apuração, o perfil @terraaovivo (http://www.twitter.com/terraaovivo) contará toda a movimentação ao redor dos resultados. Pelo Facebook, a fanpage do Terra Brasil compartilhará os destaques da cobertura, abrindo o diálogo com o público. Ao longo do dia, os usuários serão convidados a checarem seus conhecimentos sobre eleições em testes no próprio portal.

Já o blog #eleicoes2010 reportará todo o buzz gerado nas mídias sociais por conta da escolha do próximo presidente e dos governadores dos estados onde haverá segundo turno. Nosso radar estará atento ao que repercutirá no YouTube, no Orkut, no Facebook, em bases colaborativas de imagens e, é claro, nos Trending Topics do Twitter.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade