PUBLICIDADE

Política

Teotônio Vilela bate ex-governadores e é reeleito em Alagoas

31 out 2010 - 21h23
(atualizado em 1/11/2010 às 00h28)
Compartilhar

Teotônio Vilela Filho (PSDB) foi reeleito governador de Alagoas com 52,74% dos votos, contra 47,26% de seu adversário, Ronaldo Lessa (PDT). Nascido em Viçosa (AL), Teotônio tem 59 anos e é formado em economia. Filho do senador Teotônio Vilela (1917-1983, UDN, Arena e PMDB), foi o mais jovem eleito para o mesmo cargo, aos 35 anos, em 1986. Reelegeu-se para o Senado em 1994 e 2002. Em 2006 disputou e venceu a eleição para o governo de Alagoas.

Durante a campanha, o governador Teotônio Vilela e o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) trocaram várias acusações e em alguns casos acabaram indo para o Judiciário. Durante o mês de agosto, as pesquisam mostravam um empate técnico entre Teotônio, Lessa e o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB). Mas ao final do primeiro turno, Collor ficou fora da disputa ao governo de Alagoas.

O primeiro turno foi marcado por fortes acusações. Collor atacou Teotônio no principal ponto fraco da administração, a segurança pública. Já Vilela evitava os ataques, mas fazia comparação entre as pessoas que apoiavam sua candidatura e a dos outros postulantes ao cargo máximo do Palácio República dos Palmares, sede do executivo alagoano.

O resultado das eleições no primeiro turno garantiu um lugar para Ronaldo Lessa e Teotônio Vilela, tirando Collor da disputa. Teotônio somou 39,58% dos votos; Lessa ficou com 29,16%, e Collor com 28,80%.

No último discurso, antes do segundo turno das eleições, a troca de acusações continuou e falaram pouco sobre suas propostas de governo. Lessa chamou Vilela de "mentiroso", pessoa que usa "dinheiro sujo". Já Vilela chamou Lessa de "autista", pessoa que vive "no mundo da lua" e "hilário". Na guerra dos números houve acusações sobre escolas fechadas, não construídas, pouca atenção a assistência social, números do Tesouro Estadual e sindicatos que estavam com Lessa e Teotônio.

O governador eleito Teotônio Vilela acena após votar em Alagoas
O governador eleito Teotônio Vilela acena após votar em Alagoas
Foto: Lula Castelo Branco / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade