PUBLICIDADE

Política

Temporada de convenções abre hoje com partidos em busca de aliados

6 jun 2012 - 13h42
(atualizado em 10/6/2012 às 06h30)
Compartilhar

Começa neste domingo e vai até o dia 30 de junho o período oficial das convenções partidárias, momento em que as siglas formalizam seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, além das coligações que irão compor nas chapas majoritária e na proporcional para a disputa eleitoral deste ano.

Definido pelo Tribunal Superior Eleitoral, os 21 dias reservados para as convenções marcam a aproximação das definições envolvendo as negociações realizadas por políticos e partidos tendo como meta a disputa pelo voto dos eleitores.

Uma das convenções mais esperadas ocorrerá já nesta segunda-feira, data marcada pelo PP em Porto Alegre para definir se irá apoiar o atual prefeito José Fortunati (PDT) ou se ingressará na chapa que tem a deputada federal Manuela D'ávila (PCdoB) como pré-candidata à prefeitura da capital gaúcha.

Antes disso, no dia 10, o PT de Belo Horizonte inaugura a temporada das convenções. O partido deve ratificar a aliança com o atual prefeito Marcio Lacerda (PSB) e definir o candidato a vice-prefeito, entre sete nomes. Também no domingo, o PDT de Salvador irá apresentar seus candidatos à Câmara Municipal da capital baiana e delegar à executiva nacional a decisão sobre apostar em uma candidatura própria ou ser vice do PT, que terá Nelson Pelegrini como candidato a prefeito.

No Rio de Janeiro, as primeiras convenções ficarão por conta do PSDB, que deverá lançar o nome do deputado federal Otávio Leite. O Psol confirmará o nome do deputado Marcelo Freixo na segunda-feira.

Em João Pessoa (PB), o PSB faz no domingo a convenção completamente rachado. O atual prefeito Luciano Agra disputará a vaga com a ex-secretária de Planejamento do município, Estelizabel Bezerra, que é apoiada pelo governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB).

Convenções dos principais pré-candidatos em São Paulo
Os principais partidos da capital mais importante do país marcaram as datas de suas convenções com exceção do PMDB, de Gabriel Chalita e do PT, de Fernando Haddad. Os tucanos escolheram o dia 24 para a promoção de José Serra (PSDB), o PDT no dia 16 deve apresentar Paulinho da Força, o PPS de Soninha se encontrará em 23, mesma data da reunião do PRB de Celso Russomano, enquanto que o PCdoB reservou o dia 30.

Convenções dos principais pré-candidatos no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, já no dia 11 o Psol deve confirmar o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) como candidato. Por sua vez, o PMDB, sigla do atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) agendou seu encontro para o dia 23. Dois dias depois, em 25 de junho, será a vez dos Democratas lançarem o deputado federal Rodrigo Maia (DEM) para a prefeitura da capital.

Convenções dos principais pré-candidatos em Porto Alegre
O PDT do prefeito José Fortunati tem sua convenção marcada para 17 de junho. Uma semana depois será a vez do partido da deputada federal e pré-candidata Manuela D'ávila (PCdoB) se reunir no dia 23, mesmo dia do encontro do PT, que deve confirmar o deputado estadual Adão Vilaverde (PT) como candidato a prefeito da capital gaúcha.

Convenções dos principais pré-candidatos em Salvador
Na terceira maior cidade do país, o democratas deve assegurar a candidatura à prefeitura de Salvador do deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM) no dia 18. O PT irá se reunir somente no dia 30 para garantir o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) como candidato. O PMDB ainda não definiu a data do seu encontro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade