PUBLICIDADE

Política

SP: tempo de TV e alianças nacionais atrasam anúncio de vices

13 jun 2012 - 14h07
Compartilhar

Restando prazo de 17 dias para as convenções partidárias e a definição das chapas para as eleições de outubro deste ano, a maior parte das pré-candidaturas à prefeitura de São Paulo segue sem nome certo para vice. A explicação passa tanto por impasses referentes ao tempo de TV como pela costura de alianças em âmbito nacional.

Apoiado pelo atual prefeito e líder nas pesquisas de intenção de voto, o tucano José Serra recebeu a indicação de pelo menos três nomes do PSD. O partido de Gilberto Kassab, entretanto, ainda espera julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber o quanto terá de tempo de TV e de participação na divisão dos recursos do Fundo Partidário, já que reivindica benefícios na proporção de votos recebidos por seus filiados em 2010, quando a sigla ainda não existia. O nome mais cotado é o de Alexandre Schneider (PSD), colega de partido de Henrique Meirelles, que abriu mão da disputa. Também de olho na chapa está Rodrigo Garcia (DEM), que já garantiu apoio "incondicional", seguindo discurso do PV e do próprio PSD.

O petista Fernando Haddad, apadrinhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, corteja a ex-prefeita Luiza Erundina (PSB), e corre por fora o nome do professor Eduardo Storópoli. A definição da chapa, entretanto, depende da costura de alianças em âmbito nacional. De um lado, o apoio do PSB deve resultar de conversa com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que estuda romper com o PT e lançar nome próprio em Recife; de outro, a presidência nacional PCdoB ensaiou desistir da candidatura do vereador Netinho de Paula em favor de Haddad, que teria a deputada estadual Leci Brandão como vice. A contrapartida, descartada pelo PT, seria movimento similar em Porto Alegre, onde Adão Villaverde subiria ao palanque da deputada federal Manuela D'Ávila.

O PMDB, de Gabriel Chalita, considera o nome do ex-deputado e ex-ministro Delfim Netto para vice, mas a definição depende do PCdoB, que indicaria Leci Brandão ou a vereadora Nádia Campeão para compor a chapa. Para atrair os comunistas, o partido do vice-presidente Michel Temer recorre a parceria em Fortaleza pela eleição do senador Inácio Arruda. A convenção municipal do PMDB acontece no dia 24, no Pátio do Colégio, mas a legenda afirma que fechará a chapa até o dia 20.

Ostentando segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o ex-deputado Celso Russomanno (PRB) busca ampliar seu tempo de TV oferecendo vaga na chapa ao advogado Luiz Flávio D'Urso (PTB), que defende a família do empresário Marcos Matsunaga, esquartejado pela mulher. Ainda assim, o PTB demonstra convicção na candidatura própria, inclusive com possibilidade de chapa pura. Vendo frustrada a tentativa de usar o desempenho nas pesquisas para seduzir a uma "terceira via" o PCdoB e o PMDB, deve restar a Russomanno um vice de algum dos nanicos que o apoiam - PTdoB, PTN, PRP e PHS.

Destoando dos demais, aparecem bem desenhadas as chapas de Soninha Francine (PPS) e Lucas Albano (PMN) e de Paulinho da Força (PDT), em candidatura "puro sangue" com o médico do Corinthians, Joaquim Grava.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade