PUBLICIDADE

Política

Serra e Russomanno têm sete dias para contestar impugnação

16 jul 2012 - 16h27
(atualizado às 18h43)
Compartilhar

Os candidatos à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) têm um prazo de sete dias após a notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para contestar os pedidos de impugnação de candidatura feitos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) na sexta-feira.

A assessoria de Russomanno disse, porém, que o candidato ainda não foi notificado formalmente e só ficou sabendo do pedido de impugnação pela mídia. A assessoria de Serra também afirmou que o tucano não foi notificado, e que a equipe do candidato apresentará apenas explicações à Justiça Eleitoral, já que a ação contra Serra foi extinta depois de subir para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), em 2005. De acordo com o calendário eleitoral, o julgamento das impugnações deve ser concluído até 5 de agosto.

O promotor Roberto Senise, que faz parte do grupo que analisou os pedidos de candidatura, afirma que Serra não apresentou certidões com a situação atual dos processos a que responde. Já Russomanno, de acordo com o órgão, não tinha pago até o último dia 5 uma multa de R$ 5 mil por uma campanha anterior.

Russomanno negou que estivesse em dívida com a Justiça Eleitoral e enviou à imprensa fotos de documentos que mostrariam o pagamento devido. Serra, por sua vez, afirmou que as certidões estão entre os documentos apresentados por ele, que precisam ser examinados novamente.

Serra e Russomanno lideram a corrida eleitoral com 31% e 24% das intenções de voto, respectivamente, segundo o último levantamento Datafolha.

Também foram impugnados outros quatro candidatos: Anaí Caproni (PCO), Ana Luiza (PSTU), Carlos Giannazi (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB). Dos 1.191 candidatos a vereador em São Paulo, 403 tiveram o pedido de candidatura questionado pelo MPE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade