PUBLICIDADE

Política

Sem Ana Amélia, PP oficializa apoio a Fortunati em convenção

23 jun 2012 - 15h24
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Gonçalo Valduga
Direto de Porto Alegre

Sem a presença da senadora Ana Amélia Lemos, o PP oficializou neste sábado o apoio à candidatura majoritária do PDT e o fechamento da chapa proporcional para as eleições municipais durante convenção na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Principal liderança do PP no Estado, a senadora manifestou publicamente que subirá no palanque da deputada federal Manuela D'ávila (PCdoB, PSB, PSD, PSC e PHS), mesmo que seu partido tenha definido a aliança na majoritária com o atual prefeito e candidato José Fortunati (PDT, PMDB, PP, PTB, PPS, PRB, PMN, PRP, PTdoB e PRTB).

O candidato José Fortunati (PDT) compareceu ao evento do PP na Câmara de Vereadores  de Porto Alegre
O candidato José Fortunati (PDT) compareceu ao evento do PP na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Foto: Jefferson Bernardes/Preview.com / Divulgação

Em ofício enviado à direção do PP, Ana Amélia explicou a ausência e foi representada pelo deputado estadual Mano Changes (PP). O presidente estadual da legenda, Celso Bernardi, outro apoiador de Manuela, também não compareceu, alegando compromissos em Caçapava, no interior do Estado. Mano Changes foi à Câmara, mas deixou o local mais cedo para participar da convenção do PCdoB que oficializou a candidatura de Manuela. Ele é uma das lideranças do PP que idealizavam uma aliança com a comunista para o pleito de 7 de outubro.

A ex-vereadora Mônica Leal, candidata ao Senado pelo PP em 2010, mostrou descontentamento com a ausência de Celso Bernardi. "Fico triste em notar a ausência do nosso presidente estadual", afirmou da tribuna para um plenário lotado de militantes progressistas. No discurso, ela reforçou a ideia de unificação dos correligionários e o respeito ao regimento partidário. "Estatuto não se pode infringir".

O presidente municipal, Tarso Boelter, minimizou as divergências entre as lideranças. "Para nós é página virada. Queremos olhar para frente agora e trabalhar pela candidatura do Fortunati". O vereador João Carlos Nedel (PP) não descartou uma eventual punição aos divergentes, mas fez ressalvas que o histórico do PP respeita opiniões diferentes. "Quanto a uma eventual punição, são as instâncias maiores do partido que decidirão. O PP não fecha questão porque respeita a representatividade democrática interna", disse.

Ana Amélia Lemos é a principal figura política atual do PP no Estado. Nas eleições de 2010, obteve mais de 400 mil votos apenas na capital.

Nominata

Durante a convenção, o PP homologou a nominata de candidatos a vereador para a eleição proporcional, que terá 26 candidatos - 14 homens e 12 mulheres. O partido está coligado na proporcional com o PDT e o PRB, totalizando, no geral, 72 postulantes à Câmara Municipal - 50 homens e 22 mulheres.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade