PUBLICIDADE

Política

SC: 'fenômeno' do Psol nega apoio no 2º turno e defende voto nulo

11 out 2012 - 11h38
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Maior destaque das eleições pela prefeitura de Florianópolis ao conquistar quase 35 mil votos, Elson Pereira, do Psol, mais uma vez surpreendeu ao rejeitar apoiar qualquer candidato no segundo turno e defender o voto nulo.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Na manhã desta quinta-feira, o novo "fenômeno eleitoral" catarinense admitiu que a prática seria "uma forma de protesto". Ao lado do vereador eleito Afrânio Boprée, o quarto colocado nas eleições afirmou que após reuniões, a direção do Psol decidiu não declarar apoio a nenhum dos candidatos. César Souza Júnior (PSD) e Gean Loureiro, do PMDB, disputam o segundo turno.

Em pronunciamento oficial, Elson afirmou que o PSOL não se vê representado por nenhuma das candidaturas. "Portanto não apoiamos nenhuma delas e não indicamos o voto", afirmou em nota divulgada. "A consciência livre do eleitor é a que deve prevalecer e mesmo o voto nulo é um caminho de protesto e democrático."

O candidato obteve 14% dos votos válidos, sendo considerado uma das maiores surpresas da eleição da capital catarinense. Em reunião na Assembleia Legislativa, os líderes do Psol ainda aproveitaram para "alfinetar" os institutos de pesquisa, que atribuíram menos de 5% ao candidato durante todos os levantamentos.

"O debate político da campanha do primeiro turno revelou fortes diferenças programáticas entre as alternativas no tocante à concepção de sociedade e de cidade", afirmou a liderança do partido. "Apoiado pelos 34599 votos, e contrariando os indicativos dos institutos de pesquisa, o Psol se define como oposição e saberá na luta defender a cidade e atuar propositivamente na construção do nosso futuro."

Candidato do Psol derrotado em Florianópolis, Elson Pereira negou apoio aos adversários no segundo turno
Candidato do Psol derrotado em Florianópolis, Elson Pereira negou apoio aos adversários no segundo turno
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade