0

São Paulo tem abstenção recorde de eleitores no 2º turno

28 out 2012
22h33
atualizado às 23h51

O número de eleitores que deixaram de votar no segundo turno da eleição municipal de São Paulo superou o recorde registrado no primeiro turno desta eleição e foi a maior já registrada em São Paulo, de acordo com dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral. Dos aproximadamente 8,6 milhões de eleitores da capital paulista, 1.722.880, 19,99% do total, deixarem de ir às urnas neste domingo.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras
Consulte os candidatos a prefeito em todo o País

No primeiro turno, a abstenção tinha sido recorde, quando 18.48%, 1.592.722 dos mais de 8,6 milhões de eleitores, deixaram de votar. Em 2008, a abstenção no primeiro turno da eleição municipal na capital paulista foi de 15,63% e, no segundo turno daquele ano, 17,54%.

"É um dado relevante. Tivemos um recorde de abstenção, chegando a quase 20% da ausência. Os motivos ainda precisam ser apurados, mas historicamente, no segundo turno, a abstenção é mais", disse o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Henrique Harris Júnior.

A apuração dos resultados também ocorreu em velocidade recorde neste domingo. No primeiro turno, a contabilização dos votos foi encerrada após 5h09 de trabalhos. Neste domingo, às 20h43 todas as urnas já haviam sido apuradas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na comparação com o segundo turno de 2008, houve uma diminuição de 37% no período de processamento dos resultados. É o menor tempo registrado até hoje.

Segundo o juiz Henrique Harris Júnior, o recorde de tempo ocorreu graças "ao salto qualitativo" das urnas eletrônicas e da tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral, que substituiu disquetes pelas mídias de resultados (pen drives).

A proclamação oficial do resultado deste domingo será feita na próxima quarta-feira, dia 31, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), onde o nome de Fernando Haddad (PT) como o novo prefeito de São Paulo será oficializado.

Fonte: Terra
publicidade