0

Salvador: ACM Neto tem 8 pontos de vantagem sobre Pelegrino, diz Ibope

19 out 2012
19h16
atualizado às 19h24
Ana Carolina Araújo
Direto de Salvador

O Ibope divulgou, no início da noite desta sexta-feira, seu primeiro levantamento sobre o segundo turno da corrida municipal em Salvador. Encomendada pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo na capital baiana, a pesquisa estimulada - onde são dadas opções aos entrevistados - mostra o candidato do DEM, ACM Neto, com 47% das intenções de voto. Seu adversário, o petista Nelson Pelegrino, ficou com 39% da preferência dos eleitores.

O candidato do DEM à prefeitura de Salvador, ACM Neto, chega à sede da Band para o debate
O candidato do DEM à prefeitura de Salvador, ACM Neto, chega à sede da Band para o debate
Foto: Ana Carolina Araújo / Especial para Terra

Consulte os candidatos a prefeito em todo o País
Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

Os votos brancos e nulos foram 9%, e 4% das pessoas ouvidas ainda não sabem ou não decidiram em quem vão votar. Quando considerados apenas os votos válidos - sem brancos, nulos e indecisos -, ACM Neto ficou com 54% e Nelson Pelegrino com 46%.

No primeiro turno, a pesquisa de boca de urna Ibope colocou Pelegrino no segundo turno com sete pontos percentuais a mais que o adversário, mas Neto acabou ficando à frente na apuração das urnas, com menos de um ponto de diferença. No dia 14, a diretora-executiva do instituto, Márcia Cavallari, deu uma entrevista ao site Congresso em Foco admitindo o erro. "A pesquisa de boca de urna ficou fora da margem de erro e os candidatos ficaram em posição invertida", declarou.

O levantamento do Ibope divulgado hoje ouviu 805 pessoas entre os dias 14 e 19 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob o número BA-00544/2012.

Fonte: Especial para Terra
publicidade