PUBLICIDADE

Política

RS: Tessaro diz que será vice de Manuela, mas PSC quer disputar

21 jun 2012 - 13h45
(atualizado às 14h04)
Compartilhar

A pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre Manuela D'Ávila (PCdoB) vai anunciar no final da tarde quinta-feira quem será o vice de sua chapa. Ainda sem a decisão oficial, o pretendente do PSD, vereador Nelcir Tessaro, afirma que "a situação está encaminhada" para que os outros dois partidos da coligação apoiem seu nome.

Manuela DÁvilla entre os dois pretendentes a vice de sua chapa: Getúlio Vargas (esq.), do PSC, e Nelcir Tessado, do PSD
Manuela DÁvilla entre os dois pretendentes a vice de sua chapa: Getúlio Vargas (esq.), do PSC, e Nelcir Tessado, do PSD
Foto: Dani Barcellos / Divulgação

Quanto ao PSB, ele está certo, já que o vereador Airto Ferronato deixou a disputa e tentará reeleição na câmara municipal. Mas o presidente municipal do PSC, Getúlio Vargas, acredita que a sua sigla ainda tem poder de artilharia para apresentar no encontro decisivo desta tarde.

O PSC não havia aventado concorrer ao posto de vice de Manuela até o último domingo, quando a convenção que ratificou a coligação decidiu pela indicação de um nome à vaga. Na terça, a legenda entregou ao PCdoB o documento que oficializava a decisão, e também um relatório sobre os apoios recebidos pela sigla cristã de lideranças evangélicas.

"É um segmento em que a Manuela, pelo fato de o partido ser comunista, não tem tido tanta penetração, e eles (cristãos) veem no meu nome e no do partido uma representatividade", afirmou. Questionado se teria mais chances do que Tessaro de chegar a vice na chapa, Vargas desconversa. "Quando você fala em 250 mil pessoas, que é a comunidade de cristãos evangélicos em Porto Alegre, isso faz uma diferença bastante grande", diz.

As declarações de Tessaro vão em outro sentido. Ele afirma que já conversou com o PSC e com o próprio Vargas, e se mostra seguro de que o vice do PCdoB na candidatura à prefeitura da capital gaúcha será ele mesmo. "Tenho certeza que com a compreensão do PSC e do PSB teremos a vaga oficializada", diz. A argumentação do PSD para conseguir o posto é que a legenda tem a maior bancada de vereadores e o pretendente tem "experiência de gestão como secretário de Porto Alegre e no Estado".

Airto Ferronato, candidato homologado como nome do PSB para tentar a vaga de vice de Manuela, desistiu da disputa na manhã desta quinta-feira e anunciou apoio a Tessaro para a posição. "Desde o início estamos juntos na disputa (PSD e PSB), e não vejo disputa muito grande entre PSD e PSC, porque ela nunca houve, começou nos últimos dias", opina. Ele acrescenta que sua sigla "compreende a importância de um candidato que esteja lançado, com nome que já saiu no jornal", e afirma que a pré-candidata à Prefeitura teria repetido o mesmo posicionamento.

O presidente municipal do PCdoB, Adalberto Frasson, afirmou por meio da assessoria de imprensa que não vai comentar o assunto até o anúncio do nome do vice, no final da tarde de quinta-feira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade