0

RS: Tarso Genro visita feira e elogia projeto de software livre

24 jul 2010
17h22
atualizado às 17h55
Rafael Maia
Direto de Porto Alegre

O ex-ministro da Justiça e candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, visitou neste sábado (24) o Fórum Internacional Software Livre, em Porto Alegre. Tarso ressaltou a importância da discussão da liberdade no universo digital e afirmou que o projeto software livre é tão importante para a internet quanto a Declaração dos Direitos Humanos, da ONU, é para a constituição de uma sociedade global.

Em uma passagem rápida, o ex-ministro visitou os expositores e elogiou o projeto do Ateliê Livre, em que jovens conscientizam-se e trabalham com a criatividade para criar obras de arte com quinquilharias tecnológicas e PCs a partir de peças de máquinas caça-níquel apreendidas. Ao ganhar um chapéu dos organizadores do evento, ele fez piada: "agora sou o Indiana Jones da tecnologia, depois de uma gripe brava".

Tarso ainda disse que toda sua campanha ao Piratini utilizará somente softwares livres e revelou que pretende, caso seja eleito, retomar o programa estadual, encerrado ao final do governo Olívio Dutra. "O grande impasse que enfrentamos hoje é a quem pertence o que usamos na internet. A resposta é ao usuário. O software livre é um elemento libertário e não há razão, dentro de uma sociedade democrática, para que não lutemos pela sua existência e propagação", declarou.

O fisl11 se realiza em Porto Alegre, no Centro de Eventos da PUCRS, até este sábado. O Terra TV transmite as palestras ao vivo, diariamente, das 9h às 21h. Todos os vídeos sobre o fisl podem ser acessados clicando aqui.

Fonte: Terra
publicidade