PUBLICIDADE

Política

RS: rótulo de "muso" não ofende prefeito eleito aos 27 anos

31 out 2012 - 18h15
Compartilhar
Daniel Favero

O prefeito eleito da cidade de Pelotas (a 259 km de Porto Alegre), Eduardo Leite (PSDB), diz que os elogios que recebeu após uma foto sua sem camisa circular pelas redes sociais "não ofendem. O problema é tentar me desqualificar a partir disso, porque existe o estereótipo de que uma pessoa bonita não pode ser inteligente", afirmou o político de 27 anos.

Veja o cenário eleitoral no País

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

RS: aos 27 anos, Eduardo Leite é eleito prefeito de Pelotas

"Isso nunca foi pauta da campanha (a questão da beleza) até porque não me considero modelo de beleza. As pessoas que estiveram conosco porque conseguimos passar sinceridade nas nossas propostas e porque queremos fazer um novo governo diferente do feito nos moldes tradicionais da política (...)isso não tem a ver com aparência ou tipo físico, bonito mesmo é o trabalho que vamos fazer", afirmou.

Ele rejeita o rótulo conservador que é dado a cidades menores e diz que um exemplo disso foi sua eleição na qual a população apostou em um político mais novo que pode trazer novas experiências para o Executivo municipal. "Eu não percebo um conservadorismo na população pelotense. Já acho que é uma população aberta a novas experiências. A prova disso é que elegeu um novo e jovem prefeito, refutando a ideia de que a prefeitura seria apenas para pessoas de mais idade. Acho que essa aposta no novo apontou essa abertura da população pelotense para apostar no futuro e na renovação", disse.

O novo prefeito que é chamado de 'muso' nas redes sociais, diz que pretende adotar os bem sucedidos exemplos de outro tucano considerado belo aos olhos das mulheres, o hoje senador Aécio Neves (PSDB), que, durante seu governo em Minas Gerais, implantou os contratos de gestão, no qual o secretariado e o prefeito estabelecem metas a serem cumpridas.

"Cada secretário contrata com o prefeito as metas a serem atingidas, e nós vamos adotar isso para garantir que o governo seja de resultados. No nosso governo vamos buscar resultados que representem eficiência para a população", afirma, dizendo que sua maior contribuição será a sua idade. "Esse inconformismo que é próprio da juventude, essa capacidade de indignação ainda intocada que vive forte dentro da juventude, dentro de mim, para poder movimentar as coisas", completa.

A idade de Leite também o aproxima de temas polêmicos como bulliyng nas escolas, aborto e casamento gay. Como vereador, constitui uma Comissão de Combate ao Bullying, e se diz a favor do casamento de pessoas do mesmo sexo. Quanto ao aborto, ele defende a discussão, mas ressalta que ainda são necessários estudos científicos sobre a origem da vida.

Logo após vencer a eleição, Leite recebeu uma mensagem de Manuela D'Ávila (PCdoB), adversária na política em virtude da orientação partidária, mas parceira na luta contra o estereótipo que os jovens enfrentam na política. "A propósito, apesar de todas as diferenças políticas e ideológicas, parabéns ao jovem prefeito Eduardo Leite. Espero seguir parceria com a cidade", escreveu a deputada derrotada nas urnas em Porto Alegre.

"Eu vi pela imprensa, não tive como agradecer porque não pude responder todas as mensagens pelo Twitter. Compreendo o que a Manuela manifestou porque é um pouco do sentimento que eu tenho, de que as pessoas tentam nos colocar em uma situação que acaba nos desqualificando, porque estou na política pelo meu ideal de política diferente, pelas pessoas, por um governo sério e pela boa aplicação dos recursos públicos, e não pelo fato de ser colocado como prefeito muso. Eu compreendo bem o que a Manuela disse naquele momento", finalizou o futuro prefeito, que está entre os 1.125 prefeitos eleitos no País com menos de 29 anos. Os eleitos acima dessa idade ainda são a grande maioria: 4.405.

Eduardo Leite (PSDB) diz que estava estudando com amigos e que foto fora postada e depois deletada em perfil pessoal
Eduardo Leite (PSDB) diz que estava estudando com amigos e que foto fora postada e depois deletada em perfil pessoal
Foto: Acervo pessoal / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade