PUBLICIDADE

Política

RS: PTB oficializa apoio a Fortunati, que já conta com 10 siglas

14 jun 2012 - 22h57
(atualizado em 15/6/2012 às 14h28)
Compartilhar
Gonçalo Valduga
Direto de Porto Alegre

O PTB oficializou nesta quinta-feira o apoio a José Fortunati, atual prefeito de Porto Alegre e pré-candidato do PDT ao Paço Municipal, na convenção do partido, na Câmara de Vereadores da capital. Na presença de lideranças da sigla, Fortunati não negou a força expressiva da coligação, formada até o momento por dez partidos - PDT, PMDB, PP, PTB, PPS, PRB, PMN, PRP, PTdoB e PRTB, mas tratou o favoritismo com cautela.

O prefeito José Fortunati (PDT) ganhou o apoio oficial do PTB em convenção do partido nesta quinta
O prefeito José Fortunati (PDT) ganhou o apoio oficial do PTB em convenção do partido nesta quinta
Foto: Jefferson Bernardes / Divulgação

"O Rio Grande do Sul mostrou algumas vezes que estar na frente antes da campanha não garante vitória", afirmou. No entanto, ele nega que o somatório seja "apenas matemático". "Nós estamos somando militância, cada partido tem a sua e os seus candidatos. Isso ajuda muito na campanha", disse, lembrando a importância de um maior tempo de propaganda nas emissoras de rádio e televisão.

A coligação deverá ter cerca de 8 minutos e 30 segundos, contra 6 minutos e 30 segundos da chapa de Adão Villaverde (PT) e 5 minutos e 30 segundos da coligação de Manuela D'Ávila (PCdoB). Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PMDB e o PDT oficializam apoio a José Fortunati em convenções no sábado e domingo, respectivamente.

Apesar da vaga de vice ser do PMDB, o presidente municipal do PTB, vereador Elói Guimarães, garantiu que o partido terá um protagonismo maior no governo municipal em relação às eleições em 2008, quando José Fogaça (PMDB) se elegeu prefeito com um vice do PTB (Eliseu Santos, morto em 2010 após ser atacado por homens armados). "Concluimos que nas circunstâncias atuais, principalmente pelo tempo de televisão, o vice deveria ser do PMDB. Mas teremos uma participação isonômica no poder", destacou. Na opinião do vereador, a aliança que se formou em torno da candidatura de Fortunati pode encurtar o pleito. "A eleição pode se decidir no primeiro turno (7 de outubro). Temos uma bipolarização veemente e expressiva que pode resolver a eleição", afirmou. A coligação pode ainda receber o apoio do DEM na próxima semana.

Durante a convenção, o PTB também aprovou a nominata de candidatos a vereador. A lista é composta por 54 nomes, sendo 37 homens e 17 mulheres - a lei de cotas prevê um mínimo de 30% de vagas dos partidos para mulheres nas eleições. O partido não fez alianças na eleição proporcional devido ao apoio que recebeu dos correligionários para a disputa. "Tivemos que deixar alguns candidatos de fora. Somos o único partido a preencher o número máximo de nomes para o pleito", explicou Elói Guimarães.

O evento teve a presença de lideranças do PTB, como o senador Sérgio Zambiasi, e os presidentes municipais do PDT, o deputado Vieira da Cunha, e do PMDB, o vereador Sebastião Melo.

Vice

O PMDB deve oficializar o candidato a vice para a chapa de Fortunati em convenção no sábado de manhã, na Câmara de Vereadores. Na última terça-feira, a Comissão Eleitoral da sigla no Rio Grande do Sul aprovou apenas o nome de Sebastião Melo para a vaga. Os nomes de Dalva Eliza Fraga de Andrade e Roni Marques Corrêa foram ind2eferidos por falta de apoio às pré-candidaturas. Durante a convenção do PTB, Sebastião Melo disse que a convenção é soberana para escolher o parceiro de chapa, mas reforçou que o candidato precisa de apoio majoritário. "Nunca me coloquei como único nome, mas candidato majoritário tem que ser candidato dos outros também", acrescentou. O vereador tem o apoio dos principais partidos que compõem a coligação de Fortunati e deve ser confirmado como vice para concorrer.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade