PUBLICIDADE

Política

RS: PCdoB não acredita em desistência do PT e espera aliança

18 mai 2012 - 13h39
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Mauricio Tonetto
Direto de Porto Alegre

Os líderes do PCdoB no Rio Grande do Sul não acreditam que o petista Adão Villaverde, pré-candidato à prefeitura de Porto Alegre, vá desistir de concorrer para integrar uma chapa com a deputada federal comunista Manuela D'Ávila no primeiro turno. Segundo Adalberto Frasson, presidente da sigla na capital gaúcha, a realidade "já está colocada" e a "candidatura petista é legítima".

Manuela D'Ávila, deputada federal pelo PCdoB, é pré-candidata da legenda à prefeitura de Porto Alegre (RS)
Manuela D'Ávila, deputada federal pelo PCdoB, é pré-candidata da legenda à prefeitura de Porto Alegre (RS)
Foto: Dani Barcellos / Divulgação

"Consideramos que a candidatura petista é legítima e já está colocada. Vamos fazer o embate eleitoral. Não houve proposta do presidente nacional do PT (Rui Falcão) e não houve movimento para formação de uma chapa", afirmou Frasson. Ele ressaltou que a declaração dada por Falcão no seminário "Desafios do Modo Petista de Governar", em Porto Alegre, de que o diretório nacional do PT está pressionando para que Villaverde desista da candidatura em troca da saída de Netinho de Paula (PCdoB) da corrida de São Paulo, não foi uma proposta.

"Levamos em conta que o PT definiu o caminho dele. Num eventual segundo turno, esperamos que aconteça uma aliança, já que ambos têm críticas à administração de José Fortunati (PDT). O PT é que deve dizer o que fazer", completou Frasson. Hoje pela manhã, Manuela D'Ávila afirmou, na sua página do microblog Twitter, que respeita "a legítima candidatura de Adão Villaverde (PT)" à prefeitura da cidade.

"Nós e o PSB fizemos o máximo pela unidade de nosso campo. Esse caminho não foi o escolhido. Lutemos pelo nível nas eleições", acrescentou. A hipotética retirada de Villaverde da disputa e um apoio a Manuela D'Ávila fariam com que o PCdoB desistisse de lançar Netinho de Paula em São Paulo para apoiar o pré-candidato petista, Fernando Haddad. Porém, de acordo com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, "a candidatura de Villaverde está consolidada".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade