PUBLICIDADE

Política

RS: 'Fortunati largou no teto', diz Beto Albuquerque

29 ago 2012 - 20h55
(atualizado em 30/8/2012 às 09h27)
Compartilhar

O resultado da pesquisa Datafolha que mostra a deputada federal e candidata à prefeita de Porto Alegre, Manuela D´Ávila (PCdoB), empatada tecnicamente com o atual prefeito e candidato a um segundo mandato José Fortunati (PDT), foi recebido com naturalidade pelo coordenador da campanha da comunista, Beto Albuquerque (PSB). Para o socialista, os números demonstram a tendência de crescimento da comunista e a estagnação de Fortunati, que, na sua avaliação "largou no teto".

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

De acordo com o levantamento, Fortunati aparece com 36% das intenções de voto, contra 32% de Manuela. "Nós não nos balizamos, nem conduzimos a campanha baseados em pesquisa, mas temos muita convicção na solidez e no preparo da Manuela. Acreditamos que o crescimento demonstrado na pesquisa é o crescimento que sentimos nas ruas. A estagnação do atual prefeito não deixa de ser indicativa da vontade de mudar".

Em contrapartida, o vereador e candidato a vice-prefeito na coligação de Fortunati faz uma avaliação diferente do resultado do levantamento. "A grande pesquisa é aquela do dia da eleição. Essa é um retrato do momento, ela dialoga com a pesquisa anterior dentro das margens de erro. O grande diálogo com a cidade começou com o programa de televisão, mas não acho que os programas de televisão tenham mexido suficiente na pesquisa. Daqui uns 10, 15 dias eu acho vamos ter um espectro mais sólido do efeito da televisão".

Para Beto, apesar de Manuela ter um tempo de TV inferior ao de Fortunati, a exposição no horário eleitoral gratuito fará com que a candidatura da comunista cresça ainda mais. "Achamos que com televisão nossas propostas ficam mais evidentes. Vamos crescer muito mais. Fortunati tem que ter mais tempo porque tem oito anos para explicar. Estamos propondo o futuro, quem está no governo tem que explicar o que não fez. O atual prefeito largou no teto e isso tem aparecido. A tendência de crescer é a da mudança", declarou o socialista".

Melo, por sua vez, adota um tom diferente. "Estamos trabalhando firme. A eleição em Porto Alegre é sempre grenal. Acreditamos que o Adão sobe nas pesquisas, portanto vamos ter muita cautela, trabalho e respeito. O grande eleitorado vai firmar convicção daqui para frente e aí vamos ter mais clareza dos processos".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade