PUBLICIDADE

Política

RO: candidato diz que 'Rede Globo não tem estrutura para debates'

5 out 2012 - 00h33
(atualizado às 00h39)
Compartilhar
Francisco Costa
Direto de Porto Velho

A TV Rondônia, emissora afiliada da Rede Globo, responsabilizou o candidato do PMN à prefeitura de Porto Velho, Mario Sergio, pelo cancelamento do debate entre os concorrentes ao executivo da capital de Rondônia, que ocorreria na noite desta quinta-feira.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

A emissora afirmou que o debate seria realizado somente com a presença dos cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas do Ibope, que é contratado pela afiliada.

A direção da TV Rondônia esclareceu que "a lei eleitoral permite que as regras do debate podem ser definidas por dois terços dos candidatos com representação na Câmara dos Deputados, número alcançado pelo acordo obtido com os oito partidos aptos".

"O PMN entrou no Judiciário com recursos contra esse ponto da lei, e a Justiça eleitoral de Rondônia concedeu e manteve a liminar para a participação do candidato do PMN, o que contraria as regras acordadas com os partidos. Como não há mais tempo para aguardar decisão dos tribunais superiores, a emissora se viu obrigada a cancelar o evento", disse a direção do veiculo em nota.

"A direção da TV Rondônia sabia que desde o início não concordava em ficar fora do debate. A assessoria jurídica do PMN entrou com recurso para eu poder participar do evento, pois a legislação eleitoral garante esse direito aos postulantes com representatividade na Câmara Federal. Vivemos a era da democracia e os debates são ferramentas em que os candidatos podem apresentar a plataforma de governo aos telespectadores. Pelo que sei, a assessoria jurídica da emissora entrou com liminar e o juiz manteve a decisão concedida ao PMN. Não tenho culpa se a TV Rondônia não tem estrutura para um evento de tal magnitude. Eu só queria participar do debate, é meu direito", esclareceu o candidato Mário Sérgio (PMN).

A afiliada da Rede Globo veiculou durante sua programação um esclarecimento sobe o cancelamento do debate, e afirmou que, "mediante as ações judiciais, não haveria tempo hábil para recursos ao TSE". "Por isso, optamos pelo cancelamento", esclareceu a emissora.

Apesar do cancelamento do debate, a TV Rondônia afirmou que, caso haja segundo turno, os concorrentes à prefeitura que chegarem a esta etapa terão a oportunidade de discutir suas propostas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade