PUBLICIDADE

Política

RJ: Paes exalta BRT e Freixo propõe aumento para professores

5 set 2012 - 21h41
(atualizado às 21h47)
Compartilhar
Mônica Garcia
Direto do Rio de Janeiro

Os três primeiros candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ibope, Eduardo Paes (PMDB), Marcelo Freixo (Psol) e Rodrigo Maia (DEM) procuraram dar uma repaginada em seus programas eleitorais de TV. Pleiteante à reeleição, Paes continuou apresentando uma de suas principais realizações na área de transporte, o BRT (TransOeste), e prometendo levar o corredor expresso para toda a cidade, com 150 km de BRTs.

O candidato à reeleição no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), participou nesta terça de um almoço com funcionários do do Estaleiro Ilha S.A, na Ilha do Governador, zona norte do Rio
O candidato à reeleição no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), participou nesta terça de um almoço com funcionários do do Estaleiro Ilha S.A, na Ilha do Governador, zona norte do Rio
Foto: Beth Santos / Terra

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

No programa desta quarta-feira, o prefeito argumentou que o Rio de Janeiro "não é mais uma cidade partida, agora o Rio é para todos, principalmente para as pessoas mais humildes". A propaganda eleitoral do candidato do PMDB trouxe novamente o depoimento da cantora gospel Aline Barros e do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, além do cantor Diogo Nogueira, falando da transformação da cidade nos últimos quatro anos.

Freixo, por sua vez, falou da vida como professor e filho de professores, e prometeu melhorar a educação básica carioca. As propostas apresentadas incluíam melhores salários e fim da terceirização de merendeiras, inspetores e porteiros. O candidato mostrou docentes criticando a atual situação da educação no Rio e justificando a escolha do socialista nas urnas. O deputado federal Chico Alencar (Psol) participou do programa e exaltou a "coerência, transparência e ética" do correligionário.

Maia criticou os valores cobrados pelo transporte público rodoviário da cidade e a qualidade dos serviços prestados pelas empresas do setor. O democrata prometeu diminuir imediatamente, caso vença as eleições em outubro, a passagem de R$ 2,75 para R$ 2,50. Também reviveu as propostas do atual chefe do executivo em 2008, e disse que as promessas ainda não foram cumpridas - a lista inclui legalização das vans e os locais de paradas, além de ajuda à Supervia na compra de novos trens.

Otávio Leite (PMDB) apresentou depoimentos de eleitores apoiando sua candidatura e suas propostas, com exaltação especial ao Passe Livre para os idosos e deficientes, criado pelo deputado federal.

Aspásia Camargo (PV) mostrou a história do Jardim Botânico até se tornar Patrimônio da Humanidade e prometeu lutar contra a privatização de bens públicos. O programa da deputada estadual teve a presença do presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, em favor das remoções de famílias que vivem no parque e apoiando a candidata verde.

Cyro Garcia (PSTU) criticou a grande mídia, que o exclui "sem critério nenhum" dos debates televisivos. Fernando Siqueira (PPL) criticou o sistema de transporte da cidade. Antonio Carlos Silva (PCO) mostrou novamente o mesmo programa da semana passada, falando que a atual eleição não pode ser levada a sério, e que não passa de uma farsa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade