PUBLICIDADE

Política

RJ: Freixo anuncia show de Caetano e critica gestão do carnaval

24 ago 2012 - 16h56
Compartilhar
Paula Bianchi
Direto do Rio

Após causar polêmica entre as escolas de samba ao afirmar que pretende rever a concessão de dinheiro público para o carnaval, o deputado estadual e candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (Psol) reafirmou sua posição e disse que a cidade só deve oferecer verbas a escolas que apresentarem contrapartidas culturais. Ainda no campo cultural, o parlamentar anunciou que o cantor Caetano Veloso fará um show para arrecadar recursos para a campanha do político.

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

"Qualquer edital exige contrapartida cultural, se querem verbas tem que prestar contas", afirmou Freixo, que rejeita a pecha de censura. "Se a escola quer falar da Ilha de Caras, que fale, ninguém vai intervir em enredo, isso seria uma aberração, só não venha pedir dinheiro público", declarou sobre a relação que pretende imprimir com as agremiações de samba.

Para o deputado, a forma como o carnaval é organizado no Rio não leva em consideração o fato de o evento tratar-se, acima de tudo, de uma manifestação cultural carioca e não apenas ser um chamariz para turistas. "O viés da capitalização é mais forte que o da cultura. Essa demanda não surgiu da gente, mas do mundo do samba. Tem muita gente que não fala por medo, o carnaval não é tão democrático assim".

Freixo, que promete aprofundar a discussão sobre o carnaval se for para o segundo turno, também questiona a legitimidade da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e a forma como são vendidos os ingressos. "Por que é a Liesa que escolhe os jurados, por que só é possível comprar ingressos para a Sapucaí em dinheiro? Isso precisa ser esclarecido", disse.

Enquanto falava com eleitores e prestava contas da campanha no evento semanal que o Psol realiza na esquina das ruas São José e Rio Branco no centro do Rio, o candidato aproveitou para anunciar o show de Caetano.

Batizado de "Primavera Carioca", o show , que deve ocorrer no segundo fim de semana de setembro, será organizado por Caetano e terá, segundo Freixo, a verba revertida para a campanha. "Caetano veio perguntar como podia ajudar, de que nós precisávamos, e respondemos com sinceridade: 'tudo' e ele decidiu fazer um show", explicou o parlamentar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade