PUBLICIDADE

Política

Rio é 3º Estado a encerrar apuração e destaca eleição tranquila

28 out 2012 - 20h03
(atualizado às 22h06)
Compartilhar

Mônica Garcia
Direto do Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Luiz Zveiter anuncia balanço
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Luiz Zveiter anuncia balanço
Foto: Mônica Garcia / Especial para Terra

O Rio de Janeiro foi o terceiro Estado a ter todas as urnas apuradas no País. Por volta das 19h40, os municípios que tiveram segundo turno conheciam seus futuros prefeitos. Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi a última cidade a ter 100% das urnas apuradas. Nelson Bornier (PMDB) se elegeu prefeito da cidade, com 55,30% dos votos válidos. Bornier já administrou a cidade de 1997 a 2002. A segunda colocada, Sheila Gama (PDT), que se candidatava à reeleição fez 44,70%.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Conheça os candidatos a prefeito de todo o País

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Luiz Zveiter, a apuração foi rápida e tranquila, já que no Estado foram quase 3 milhões de eleitores no segundo turno. "Terminamos essas eleições com o sentimento de missão cumprida. O Rio, com sete municípios, terminou sua apuração somente atrás de dois Estados, Espírito Santo e Paraná, que tinham menos cidades com eleições", disse Zveiter.

O candidato à reeleição a prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto (PMDB), foi o primeiro prefeito eleito confirmado no Estado neste domingo, por volta das 18h30. Neto venceu com 55,15%, enquanto que o segundo colocado, Jorge de Oliveira (PR), conhecido com Zoinho, ficou com 44,85% dos votos válidos.

De acordo com o TRE-RJ o disque-denúncia do TRE recebeu 40 denúncias de crime eleitoral. Na cidade do Rio de Janeiro, que não teve segundo turno, algumas zonas eleitorais funcionaram para justificar o voto, como Copacabana e Barra da Tijuca, e apresentaram filas que, segundo Zveiter, foram causadas pelo grande fluxo de pessoas.

Apesar do destaque para o clima tranquilo, 158 pessoas foram presas por crime eleitoral durante o dia de hoje no Estado. Sendo 60 em São Gonçalo, 50 em Duque de Caxias, 32 em Niterói, 8 em Nova Iguaçu, 5 em Belford Roxo e 3 em Petropólis. Em Volta Redonda não houve nenhuma prisão. Dentro os retidos estão quatro vereadores. O Rio foia unidade da federação que mais registrou pessoas detidas.

Segundo turno ocorre em 50 municípios

Mais de 31 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo eleger o prefeito em 50 cidades do Brasil em que há segundo turno, sendo 17 capitais. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições nas capitais e principais cidades do País e apuração de votos em tempo real.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade