PUBLICIDADE

Política

Rádio: Haddad se defende e faz críticas; Serra segue atacando

16 out 2012 - 07h24
(atualizado às 07h34)
Compartilhar

No segundo dia de propaganda eleitoral no rádio na campanha para o segundo turno das eleições em São Paulo, o candidato do PT, Fernando Haddad, se defendeu das críticas apresentadas pelo adversário, José Serra (PSDB), no programa da última segunda-feira. Além de justificar as críticas feitas pelo tucano, Haddad aproveitou para fazer seus próprios ataques às administrações de Serra e aliados. Já o tucano optou por insistir nos ataques ao petista, focando na gestão de Haddad como ministro da Educação. O programa petista contou com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o tucano, com a do senador Aloysio Nunes e do vice de Serra, Alexandre Schneider (PSD).

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

No programa de Haddad, o narrador comentou os ataques feitos pelo adversário na última segunda-feira no rádio."O Serra não fez outra coisa senão atacar Haddad. Mas nosso candidato não é de fugir, não se esconde pois está do lado da verdade", disse o narrador. Haddad então se defendeu dos ataques do tucano. "Eu nunca deixei de participar de um debate, de uma sabatina, de responder uma pergunta direta", disse o candidato, convidando os ouvintes a assistir os debates na televisão.

Haddad fez então ataques às administrações do PSDB na cidade. "São Paulo perdeu a chance de criar 172 creches por culpa exclusiva da prefeitura, que não pediu os recursos. Vou trazer os R$ 250 milhões que eu próprio acionei para São Paulo (enquanto ministro da Educação)". O exame do Enem, que recebeu críticas no programa de Serra, também foi assunto. "O Enem é um dos maiores empreendimentos, acabou com o gargalo. Pobre não entrava na universidade. Hoje a população de baixa renda sabe que tem oportunidade garantida", retrucou o petista.

Haddad também lamentou os ataques feitos pelo adversário em relação aos profissionais da educação. "Os professores sabem quem está do lado deles, quem aprovou o piso nacional do magistério, quem garantiu formação gratuita. Quando eles fizeram greve, o Serra mandou borracha, polícia", criticou Haddad, para então apresentar suas propostas para a cidade, como criação do bilhete mensal, ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida e criação da Rede Hora Certa, centros de saúde que fornecerão exames e cirurgias mais simples, além da criação de creches.

Em seguida, os "correspondentes" das regiões de São Paulo mostraram os problemas para Haddad, que apresentou soluções para cada área, como a ampliação da Jacu-Pêssego, na zona leste, a criação de um hospital em Parelheiros e a duplicação de estradas no M'Boi Mirim, ambos na zona sul. Na zona norte, Haddad quer criar uma avenida para desafogar o trânsito e construir um hospital na Brasilândia. Na oeste, Haddad quer implantar o Parque Tecnológico do Jaguaré e ampliar o sistema de metrô.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma aparição no programa, dizendo que o candidato do PT tem experiência e que os "velhos políticos estão desesperados".

Já o programa do PSDB continuou com os ataques. Serra, que mais uma vez criticou a gestão de Marta Suplicy (PT) na prefeitura, prometeu criar 30 AMAs que funcionarão 24 horas por dia e exaltou, como de costume, a parceria com o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). O postulante do PSDB afirmou ainda que melhorou os CEUs, implantados no governo Marta, e disse que o PT parou com os mutirões de saúde. "Eles vão acabar com AMAs, com vários hospitais", disse o tucano, que também prometeu médicos na periferia.

"Se o Haddad não tem competência para cuidar de 46 hospitais universitários, imagina em São Paulo", afirmou o narrador do programa do PSDB, continuando os ataques. O vice, Alexandre Schneider (PSD), deu continuidade às críticas. "O programa dele talvez seja pouca prática. O Enem foi marcado por falhas sérias de segurança, foi uma bagunça", disse.

Algumas propostas do tucano foram apresentadas durante o programa, como a de ampliar o projeto Mãe Paulistana, que dá auxílio para mães carentes nos primeiros meses de vida, além da contratação de ginecologistas e a criação de cursos para cuidar de idosos. O senador Aloysio Nunes fez uma participação no programa tucano. "Serra tem a justa fama de ser o melhor administrador", disse ele.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade