PUBLICIDADE

Política

PT fará votação para escolher vice de Gustavo Fruet em Curitiba

11 jun 2012 - 22h31
(atualizado às 22h33)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

Reunião realizada pelo PT no início da noite desta segunda-feira definiu que uma plenária, marcada para a próxima quinta-feira, apenas com os delegados da corrente 'Construindo um Novo Brasil' (CNB) - o campo majoritário do partido - deverá definir o nome que o partido indicará como candidato a vice-prefeito na chapa de Gustavo Fruet (PDT). A intenção do grupo é levar um único nome para o encontro municipal da legenda, previsto para sábado, para evitar qualquer surpresa numa votação de toda a base. Nesta plenária, votarão apenas os mesmos 168 delegados do campo majoritário que votaram no encontro do PT que definiu a coligação com Gustavo Fruet, em abril.

Com quatro aspirantes à candidatura a vice-prefeito na chapa de Gustavo Fruet (PDT) e a menos de uma semana do encontro do partido, de onde, teoricamente, teria que sair com uma definição, o PT de Curitiba decidiu levar a questão para o voto. A presidente municipal do partido Roseli Isidoro e o vereador Pedro Paulo são os favoritos, mas a advogada e coordenadora do programa de governo de Gustavo, Mirian Gonçalves, e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Paraná, Roni Barbosa, também se colocam na disputa, todos pertencentes ao campo majoritário.

Nos bastidores do partido, afirma-se que Isidoro é o nome preferido da cúpula estadual da legenda, entre eles, os ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, enquanto Pedro Paulo teria a simpatia da maior parte da militância da corrente. Diante do impasse, Roni e Mirian apresentaram pré-candidaturas alternativas. O nome de Mirian recebeu o apoio de petistas de outras correntes, que, no encontro, votaram pela candidatura própria. O temor da CNB é que, se chegar dividido ao encontro, os votos também podem se dividir e uma candidatura alternativa torne-se vencedora.

Primeiro nome do partido apontado como possível candidato a vice, mas que recusou o convite, o deputado federal Ângelo Vanhoni foi indicado para comandar o processo, e confirmou que a intenção é chegar ao encontro com o nome definido. "O vice terá um papel muito importante nesta campanha e na administração da cidade. Estamos discutindo com a seriedade que esse assunto merece e respeitando os princípios do PT. Mas o tempo está se esgotando, então, espero que cheguemos a uma definição na plenária de nosso grupo na quinta-feira", disse.

Vanhoni informou ainda que o pré-candidato a prefeito, Gustavo Fruet, não está interferindo na discussão. "É uma discussão interna e o Gustavo deixou a cargo do PT. O PT tem maturidade para chegar ao melhor nome e o Gustavo confia nisso. Todos os nomes que estão colocados têm a consideração do Gustavo", disse.

O deputado também comentou que o PT busca um nome com "condições para ganhar e representatividade dentro do partido, que conheça os problemas da cidade e consiga construir com os outros partidos da aliança". Ele disse que a discussão deixou em segundo plano o potencial eleitoral dos nomes colocados. "A força eleitoral do PT está no que o governo do PT vem fazendo pelo Brasil. Está em nossos deputados, em nossos vereadores. O candidato a vice tem é que representar tudo isso".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade