0

PT conquista sete das 10 maiores cidades da Grande São Paulo

29 out 2012
09h52

O PT conquistou sete das 10 cidades com maior eleitorado da região metropolitana de São Paulo e aumentou seu domínio na mesma região em comparação à última eleição, quando elegeu seis prefeitos nesses municípios.

Veja o cenário eleitoral no País
Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais
Lula, alianças e projetos: veja 10 segredos da vitória de Haddad
Petista Fernando Haddad é o novo prefeito de São Paulo

Com a vitória do petista Fernando Haddad em São Paulo, e de Carlos Grana em Santo André, o partido conquista duas prefeituras que estavam sob domínio de outras legendas, o PSD, em São Paulo e o PTB, em Santo André e passa a comandar agora a maior cidade do Brasil e uma das maiores do Estado.

Em outras cinco cidades sobre seu domínio, o partido conseguiu manter-se no governo. Em Guarulhos, segundo maior colégio eleitoral do Estado, Sebastião Almeida se reelegeu com 60% dos votos, e derrotou, no segundo turno, Carlos Roberto (PSDB).

Em São Bernardo do Campo, casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e terceiro maior colégio eleitoral do Estado, Luiz Marinho se reelegeu logo no primeiro turno. Ligado a Lula, o petista é um dos cotados a disputar o governo de São Paulo, em 2014 e fortalece seu nome com o desempenho desta eleição.

Em Osasco, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manter a cassação da candidatura de Celso Giglio (PSDB), que foi o mais votado no primeiro turno, o petista Jorge Lapas - que se tornou candidato após a desistência do deputado federal João Paulo Cunha (PT), considerado culpado no julgamento do caso do mensalão -, venceu a eleição e mantém a cidade sob o comando da legenda, assumindo o posto no lugar de Emídio de Souza (PT).

Em Mauá, Donisete Braga assume o executivo da cidade no lugar de Oswaldo Dias (PT), que venceu a eleição de 2008 e reassumiu o comando do PT na cidade. Em Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT) conseguiu sua reeleição já no primeiro turno, com 67,68% dos votos, e também mantém a cidade sob o controle petista.

Além dessas sete cidades, o PT também passará a administrar outros dois municípios da Grande São Paulo, região que abrange um total de 39 cidades. O partido também controlará, a partir de janeiro de 2013, as cidades de Embu, com Chico Brito, e Franco da Rocha, com Kiko.

Perda
Apesar do avanço, o partido teve uma perda relevante entre os 10 maiores colégios eleitorais da região metropolitana. Após três gestões consecutivas na cidade de Diadema, na região do ABCD paulista, o atual prefeito Mario Reali, que buscava sua reeleição, acabou derrotado por Lauro Michels (PV), que venceu a disputa com considerável vantagem: 60,44% dos votos válidos.

Os petistas Fernando Haddad e Luiz Marinho encabeçam a força da legenda na Grande São Paulo
Os petistas Fernando Haddad e Luiz Marinho encabeçam a força da legenda na Grande São Paulo
Foto: Assessoria / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade