PR: Requião anuncia apoio do PMDB a Ratinho Júnior
- Roger Pereira
- Direto de Curitiba
O PMDB de Curitiba decidiu, em reunião na noite de segunda-feira, que irá apoiar a candidatura do deputado Ratinho Junior (PSC) à prefeitura de Curitiba. O diretório foi convocado pelo presidente do partido na capital, senador Roberto Requião que, no primeiro turno, sustentou a candidatura própria do deputado Rafael Greca, contra um setor que apoiou o prefeito Luciano Ducci (PSB). Agora, Requião disse que preferia ficar ao lado do candidato do PSC.
Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras
"Com a mesma democrática firmeza e ampla maioria com que apoiou Greca no primeiro turno, o PMDB de Curitiba decide pela candidatura popular de Ratinho", anunciou Requião.Com Ducci e Greca eliminados no primeiro turno, o PMDB segue agora, quase unificado, para o palanque de Ratinho. O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, licenciado da Secretaria do Trabalho, que liderava o grupo de apoio a Ducci, já havia anunciado durante a tarde que seu voto iria para Ratinho.
A decisão de Requião é motivada por fatos do passado: ele jamais apoiaria Gustavo Fruet, que trocou o PMDB pelo PSDB em 2008, quando não teve o apoio de Requião para ser candidato. O então governador preferiu apoiar o deputado federal Ângelo Vanhoni (PT). Fruet deixou o partido desferindo inúmeras criticas a Requião.
Além do rompimento com Fruet, o senador tem na campanha de Ratinho Junior o ex-deputado federal Marcelo Almeida e o ex-presidente estadual do PMDB, Renato Adur, coordenador da campanha do candidato do PSC. Os dois eram e continuam próximos a Requião.