PUBLICIDADE

Política

PR: Rafael Greca será o candidato do PMDB em Curitiba

23 jun 2012 - 16h06
(atualizado às 16h10)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

O ex-prefeito e ex-ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca, foi escolhido, em convenção realizada neste sábado, candidato do PMDB à Prefeitura de Curitiba. Com 69 votos, contra 39 de seu adversário Reinhold Stephanes Junior, Greca venceu a convenção. O resultado mostra a força política do senador Roberto Requião, presidente municipal do partido, que bancou a candidatura de Greca, enquanto vários outros membros do diretório, inclusive 11 dos 12 deputados estaduais da legenda, defenderam, inicialmente, a coligação com o prefeito Luciano Ducci (PSB) e, depois, a candidatura de Stephanes.

"Queremos devolver à Curitiba a novidade protagonista das transformações no Brasil. Queremos uma cidade moderna e mais justa. Não é possível uma prefeitura sem justiça social. É com esta bandeira que vamos levar adiante esta campanha. Nossa máquina não é a dos poderosos, é a do coração", disse Greca após o resultado da convenção. "Nossa campanha será na rua, discutindo com o povo e será surpreendente", acrescentou Greca, que terá como vice a enfermeira Marinalva Gonçalves da Silva, militante do partido na área da saúde, numa chapa pura do PMDB.

Apesar de disputa interna dura no partido, e a preferência declarada de vários peemedebistas à reeleição de Luciano Ducci, Greca disse contar com todo o partido em sua campanha. "Estou estendendo a mão a todos eles. Agora, a disputa foi encerrada e as palavras pesadas, que sejam jogadas fora como facas sujas de sangue. E que brilhe a luz desse partido para devolver luz à prefeitura de Curitiba", disse.

Ao sair da convenção, o candidato derrotado, Stephanes Júnior disse que irá refletir sobre a possibilidade de apoiar Greca. "Mas, a princípio, não", confessou o deputado.

O senador Requião disse que a convenção mostrou o poder do partido. "Mostrou que o PMDB tem um núcleo forte e, daqui para a frente a campanha é comum, com o melhor candidato, a melhor vice e a melhor proposta para Curitiba. O Rafael é extraordinariamente superior a seus adversários. E o PMDB mostrou respeito a Curitiba com essa convenção", disse, alertando que poderá enquadrar peemedebistas que trabalharem por outro candidato. "O PMDB tem candidato e seus filiados serão cobrados a trabalhar por esse candidato", disse.

Requião também ironizou o fato de ter as máquinas federal, estadual e municipal como adversárias nesta campanha. "Vamos colocar com clareza as propostas, o programa. Quem vota é o curitibano, não a máquina. A máquina não vai servir para nada. A máquina deles vai se revelar uma verdadeira Singer de pedal, uma máquina velha de costura", provocou. "Vamos com chapa pura contra as 'pornocoligações' que andam por aí", concluiu.

Rafael Greca (em pé) foi oficializado como o escolhido do PMDB para a disputa da prefeitura de Curitiba
Rafael Greca (em pé) foi oficializado como o escolhido do PMDB para a disputa da prefeitura de Curitiba
Foto: Diretório Regional do PMDB / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade