0

PR: Greca afirma que Vox Populi fraudou pesquisa eleitoral

25 set 2012
18h33
atualizado em 26/9/2012 às 15h20

O candidato do PMDB à Prefeitura de Curitiba (PR), Rafael Greca, denunciou nesta terça-feira uma suposta fraude nas pesquisas de intenção de voto na disputa pelo Paço Municipal. Após a divulgação de uma foto no twitter, em que um pesquisador do Instituto Vox Populi aparece entrevistando uma militante do atual prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição, Greca afirmou que não se pode deixar que o "poder econômico suje a vontade das urnas". "Vou oferecer toda a força do nosso partido para que as urnas sejam limpas. As pesquisas não podem se tornar peças de propaganda paga", disparou.

Foto divulgada no Twitter mostra suposto pesquisador do Vox Populi entrevistando militante do PSB em Curitiba
Foto divulgada no Twitter mostra suposto pesquisador do Vox Populi entrevistando militante do PSB em Curitiba
Foto: Site Rafael Greca 15 / Reprodução

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País
Acompanhe as pesquisas eleitorais
Veja o cenário eleitoral nas capitais
Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Nesta terça-feira, o site do peemedebista veiculou a foto tirada pelo advogado Júlio Haus, qualificando a prática de, "no mínimo, suspeita". No início do mês, o ex-prefeito pediu a impugnação de pesquisa Ibope porque ele não foi colocado na simulação do 2º turno, mas alegação não foi acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Nesta quarta, o Vox Populi divulga novo levantamento sobre a intenção do eleitorado na capital.

Em relação à denúncia, a coordenação de campanha do PMDB informou que vai entrar na Justiça para pedir investigação. Greca disse que a "imagem é evidente". "É uma lástima, mostra que para isso não precisamos de pesquisa", acrescentou.

Questionado sobre a baixa intenção de voto em torno de sua candidatura - ele tem menos de 10% nas últimas pesquisas - o peemedebista atribuiu o fato à "fraude provocada pelo poder econômico". "Não mencionaram meu nome nas pesquisas. Como é que as pessoas vão dizer que votarão em mim se o meu nome não é colocado nos discos e nem nos questionários". Segundo ele, nas ruas o clima está totalmente a seu favor. "Ou a cidade inteira está despistando ou as pesquisas estão sendo fraudadas", concluiu.

A assessoria do Vox Populi afirmou que o instituto está "apurando o que houve, se é verdade o que Greca disse".

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade