PUBLICIDADE

Política

Por Lula, PCdoB vai apoiar Haddad em SP, diz presidente da sigla

23 jun 2012 - 14h38
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Mauricio Tonetto
Direto de Porto Alegre

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, adiantou neste sábado ao Terra que o partido vai apoiar Fernando Haddad (PT) na disputa à prefeitura de São Paulo. Após participar da convenção da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB), agora candidata em Porto Alegre (RS), ele falou que a decisão será anunciada até segunda-feira. Rabelo elogiou o pré-candidato do PMDB, Gabriel Chalita, mas ressaltou que a definição passa pela influência política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao lado do governador gaúcho, Tarso Genro (PT), e da candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D'Ávila (PCdoB), Rabelo afirmou que os comunistas vão apoiar Haddad em São Paulo
Ao lado do governador gaúcho, Tarso Genro (PT), e da candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D'Ávila (PCdoB), Rabelo afirmou que os comunistas vão apoiar Haddad em São Paulo
Foto: Dani Barcellos / Divulgação

"Nossa relação política com Lula vem desde 1989 e é estratégica. Nós levamos em conta uma candidatura que é apoiada e defendida por ele, pois temos uma relação muito próxima. Entre os programas do Chalita e do Haddad não há muita diferença, só que temos de levar em conta o papel que Lula joga e suas definições políticas, que representam hoje as mudanças no País", explicou Rabelo.

Conforme ele, o PCdoB ainda não tem condições de lançar um nome próprio para São Paulo, e Netinho de Paula, cotado para o pleito, deve concorrer novamente a vereador. "Uma disputa como essa, que exige grande estrutura e recursos, ainda é difícil para o PCdoB", disse. "Construímos também uma relação muito boa, de respeito, com o Gabriel Chalita. Ele é uma pessoa honesta, correta, capaz, abnegada", completou Rabelo.

PT e PCdoB juntos em Porto Alegre

O comunista informou ao Terra que fez um apelo na última sexta-feira à direção nacional do PT para que os dois partidos estejam juntos num provável segundo turno em Porto Alegre (RS), independentemente de quem seja o postulante - Manuela ou o petista Adão Villaverde. Rabelo garantiu que a ideia foi muito bem recebida pelo PT.

"Fiz um apelo à direção nacional para que caminhemos a um acordo político aqui em Porto Alegre e que a gente defina isso publicamente: quem for ao segundo turno, que se junte e torne a campanha única. Eles receberam com muita receptividade", disse.

Vice indefinido

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) sinalizou na última quinta-feira que não pretende ser vice de Fernando Haddad, que viu a ex-prefeita Luiza Erundina (PSB) desistir de participar de sua chapa após o acordo do PT com o PP de Paulo Maluf. "A quem possa interessar: não pedi para ser vice-prefeita de ninguém!", afirmou Leci em sua página no Facebook. "Estou deputada, fazendo nosso trabalho com dignidade, consciência e transparência, mas sou artista!".

A sambista e política era um dos nomes cotados dentro do PCdoB para o posto de vice de Haddad, além da presidente estadual da sigla, Nádia Campeão, e o vereador Jamil Murad. Para compor a chapa, ainda são cogitados outros nomes dentro do PSB de Erundina, e o PT também corteja o PTB, do advogado Luiz Flávio D'Urso.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade