PUBLICIDADE

Política

PMDB e PTB disputam vaga de vice na chapa de Fortunati no RS

23 mai 2012 - 20h16
Compartilhar

O apoio do PMDB à pré-candidatura de José Fortunati (PDT) à prefeitura de Porto Alegre, anunciado no início do mês, polarizou a disputa pela vaga de vice na chapa. O PTB quer eleger vice-prefeito o presidente municipal do partido, vereador Elói Guimarães. Já o PMDB aposta em seu respectivo líder em âmbito municipal, vereador Sebastião Melo.

A assessoria de Melo afirmou nesta quarta-feira ao Terra que os partidos têm mantido conversas amistosas, "sem imposição de nenhuma das partes", em torno do tema. A sensação que prevalece entre os peemedemistas é a de que Sebastião Melo concorrerá em outubro a vice do atual prefeito. A assessoria do presidente do PMDB em Porto Alegre diz esperar uma definição já para a próxima semana.

O PMDB é o partido mais forte entre os aliados da administração de Fortunati na capital gaúcha, com oito secretários. O PTB, que negocia contrapartida em caso de ver frustrada a intenção de indicar o vice da chapa, chefia cinco pastas do Executivo municipal.

A reivindicação do PTB de participar da chapa majoritária chegou a suspender reunião do Diretório Municipal do PMDB na semana passada. Na nota que anunciava a decisão, o partido de Sebastião Melo garantia "confiança na coerência e na capacidade dos líderes dos partidos da coligação para se chegar ao entendimento" e trabalho para que a parceria "continue a produzir os melhores resultados garantidos por um projeto e alcançados por uma administração largamente aprovada pela cidade".

PT recebe o apoio do PTC

Uma visita às 11h de terça-feira à sede do PT em Porto Alegre selou o apoio do PTC à candidatura do deputado estadual Adão Villaverde. Agora, a legenda da presidente Dilma Rousseff e do governador Tarso Genro busca engrossar a aliança municipal com o PR.

Além do PTC, PPL e PV fecharam com os petistas, que não devem dividir os palanque do primeiro turno com os aliados nacionais PCdoB, da deputada federal e pré-candidata à prefeitura Manuela D'Ávila; PDT, de Fortunati; e PMDB, que anunciou apoio à candidatura pedetista.

Apesar de rumores de que o PT se juntaria à campanha de Manuela em troca de votos para Fernando Haddad em São Paulo, com a desistência do vereador Netinho de Paula (PCdoB) em favor da chapa do ex-ministro da Educação, o discurso que mais prosperou na boca dos petistas durante a reunião do Diretório Nacional do partido em Porto Alegre, na última semana, foi o de que Villaverde disputará a chefia do Executivo porto-alegrense. No encontro, uma resolução foi aprovada de forma unânime, referendando decisão do 4º Congresso do PT, que veta alianças com legendas opositoras ao projeto nacional do partido, como DEM e PSDB.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade