PUBLICIDADE

Política

PF indicia candidato que trocava voto por aparelho dentário no PR

18 set 2012 - 12h43
(atualizado às 12h49)
Compartilhar

A Polícia Federal de Foz do Iguaçu (PR) indiciou um candidato a vereador por compra de votos em troca de tratamentos dentários e aparelhos ortodônticos. Outras sete pessoas também foram indiciadas, na segunda-feira, sendo que quatro delas foram presas em flagrante por venda de sufrágio - após pagar fiança, foram liberadas.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

No cumprimento do mandato de busca e apreensão, na noite de ontem, as quatro pessoas presas estavam na clínica odontológica envolvida no crime eleitoral e faziam molde da arcada dentária. Os moldes tinham os nomes dos eleitores, e serviam para indicar que o aparelho seria dado após a eleição. Em alguns casos, o tratamento dentário já era iniciado.

Os interessados em vender o voto eram "cooptados" pelo candidato a vereador e deveriam comparecer à clínica para tirar o molde ou consultarem-se, segundo a PF. As pessoas deveriam levar título de eleitor e mais um eleitor disposto a entrar no esquema. Os dois dentistas que atendem no local, além da secretária do consultório, também foram indiciados.

A PF apreendeu mais de 200 moldes com nomes de pessoas, cópias de títulos de eleitor e endereços, além de santinhos do candidato a vereador. Segundo a assessoria da polícia, todos os envolvidos serão ouvidos e, se o delegado responsável, Guilherme de Biagi, entender que também participaram do crime eleitoral.

Como o número de pessoas que precisam ser ouvidas é grande, a PF ainda não tem previsão de quando vai encerrar o inquérito. Quando a investigação for concluída, o resultado é enviado ao Ministério Público, a quem cabe fazer a denúncia para que a Justiça Eleitoral julgue os atos do candidato. A decisão pode implicar em inelegibilidade e até, se for eleito vereador, em perda de mandato.

A Polícia Federal não revelou os nomes dos indiciados na causa, apenas informou que a investigação foi aberta na semana passada, após uma denúncia anônima.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade