Eleições

publicidade
11 de setembro de 2012 • 10h59 • atualizado às 11h52

Pesquisa indica pela primeira vez segundo turno em Goiânia

 
Mirelle Irene
Direto de Goiânia

Pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira no Jornal O Hoje, de Goiânia, indica a possibilidade de segundo turno na disputa pela prefeitura da capital de Goiás. O levantamento foi feito pelo Instituto Veritá, sob encomenda do jornal, em parceria com a TV Record, entre os dias 6 e 9 de setembro, e colheu opiniões de 1.070 eleitores, em vários bairros da cidade.

Veja o cenário eleitoral nas capitais
Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

De acordo com a pesquisa estimulada, o candidato do PT a reeleição, Paulo Garcia (PT), lidera a disputa com 32,9% das intenções de voto, mas o percentual não é suficiente para garantir a vitória no primeiro turno. O candidato do PTB, deputado Jovair Arantes, alcançou 13,8%, seguido pelo candidato do PMN, deputado estadual Elias Júnior, com 8,5%. O representante do PSC, o vereador Simeyson Silveira, ficou em quarto lugar, com 8%, e a candidata do PC do B, a deputada estadual Isaura Lemos, em quinto, com 4,7%.

O professor Pantaleão (Psol) tem 3%, José Netho (PPL), atingiu 1,4% na estimulada e Ruben Donizetti (PSTU) ficou com 0,8%. Votos brancos e nulos somam 15,3% das intenções de voto. Não sabem ou não responderam correspondem a 11,5%.

Já na modalidade espontânea (quando não é apresentada a relação de candidatos), o prefeito Paulo Garcia também lidera, com 30,3% das intenções de voto, seguido por Jovair Arantes, com 13,5%, Elias Junior, com 8,3%, Simeyzon Silveira, com 7,9% e por Isaura Lemos, com 4,5%. Professor Pantaleão tem 2,5% na espontânea, José Netho, 1,1%, e Rubens Donizetti 0,7%. Nesta modalidade, branco e nulo somam 16,4%. Não sabem ou não responderam,12,7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no último dia 5, sob o protocolo nº 00183/2012. A margem de erro é de 2,99%, para mais ou para menos.

Virada
Animado com os números, o candidato do PTB, Jovair Arantes, disse que suas medições internas já indicavam o cenário de segundo turno desde a semana passada. "Todos os indicadores mostram que o segundo turno está consolidado. Agora estamos trabalhando para aproximar e virar, fazer a virada ainda no primeiro turno", disse.

Já a coordenação de comunicação da campanha do prefeito Paulo Garcia (PT), disse que os números divulgados na última pesquisa "não são consistentes diante das pesquisas internas da coligação e também das publicadas em outros veículos de comunicação". Para os coordenadores da campanha do petista não há por parte das medições internas deles a indicação de queda do candidato do PT. "Comparando com outras pesquisas, esta apresenta uma metodologia que diverge de todas as outras que já foram divulgadas", diz a nota enviada pela assessoria.

Especial para Terra