PUBLICIDADE

Política

PE: 'padrinhos' são destaque na propaganda de TV dos candidatos

22 ago 2012 - 14h06
Compartilhar
Celso Calheiros
Direto do Recife

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Eduardo Campos (PSB), o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e o escritor Ariano Suassuna foram alguns dos líderes nacionais que participaram do primeiro programa eleitoral gratuito dos candidatos a prefeito do Recife (PE). Os programas desta quarta-feira deram mais ênfase aos currículos dos políticos, mas também houve espaço para ataques.

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

A coligação liderada pelo senador Humberto Costa (PT), primeiro colocado nas pesquisas eleitorais, deu mostras na televisão de que não poupará munição. Usou fartamente imagens do então presidente Lula com Humberto, além de gravações onde o maior líder do PT anuncia que irá ao Recife no próximo mês. No programa do rádio, veiculado mais cedo, a presidente da República, Dilma Rousseff, também elogia o candidato do seu partido.

O governador Eduardo Campos, mentor da campanha pró-Geraldo Júlio e articulador político que atraiu 13 partidos na aliança encabeçada pelo PSB, tomou a frente e foi o segundo em aparições no programa da coligação, atrás apenas do candidato. Gravações de discursos do governador em campanha e falas em estúdio repetem as qualidades do seu ex-secretário. Ariano Suassuna, que também integra a equipe do governo, reforçou as virtudes de Geraldo Júlio.

O candidato do PSB foi o alvo da primeira entrada mais agressiva no programa da TV. Uma mensagem procurou inocular dúvida à coligação de Geraldo Júlio. Questionava como o candidato, que disputa sua primeira eleição, se apresenta como novo na política, se ele tem o apoio do senador Jarbas Vasconcelos e do deputado federal Cadoca (PSC). Os dois são políticos de uma geração mais velha, ambos com base no Recife.

O candidato do DEM, o deputado federal Mendonça Filho, precisou se adaptar ao pouco tempo e apenas apresentou parte do seu currículo, com ênfase ao período em que foi vice-governador de Jarbas Vasconcelos e o sucedeu por nove meses. Ele é o candidato que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto. Nas últimas sondagens, empatado com Geraldo Júlio.

O problema do pouco tempo também foi enfrentado pelo candidato do PSDB, Daniel Coelho. Embora tucano, abusou da cor verde, uma vez que foi eleito duas vezes vereador do Recife e por uma vez deputado estadual pelo PV. Saiu do partido quando passou a participar do governo do Estado. O programa de Daniel contou com o depoimento do seu padrinho político na sigla, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

Entre os candidatos a prefeito do Recife com pouco tempo, Esteves Jacinto (PRTB) e Edna Costa (PPL) ainda puderam fazer algumas declarações sobre as intenções das suas candidaturas. Roberto Numeriano (PCB) e Jair Pedro (PSTU) nem isso conseguiram e apenas utilizaram alguns slogans de esquerda.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade