PUBLICIDADE

Política

PB: vídeo de Lula apoiando PP é proibido em Campina Grande

21 set 2012 - 16h41
(atualizado às 17h28)
Compartilhar

O juiz da 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande (PB), Ruy Jander da Rocha, suspendeu na quinta-feira a veiculação do vídeo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pede votos para a candidata do PP na cidade, Daniella Ribeiro. O PT local lançou candidato próprio em resposta à decisão da Executiva nacional e estadual de apoiar os progressistas.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Em Campina Grande, cidade com 280 mil eleitores, o PT ia disputar o pleito com Peron Japiassu de vice de Daniela, que é irmã do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP). A aliança teria pesado para o apoio de Paulo Maluf (PP) à candidatura de Fernando Haddad (PT) em São Paulo. Mas a diretoria municipal se voltou contra a orientação das esferas superiores do PT e lançou o nome de Alexandre Almeida para concorrer em chapa pura.

Segundo o magistrado paraibano, o depoimento de Lula em favor de Daniella é "absolutamente enganoso para a população", uma vez que o ex-presidente é filiado ao PT, rival na disputa eleitoral desse ano. Rocha também afirmou que o vídeo é "afrontoso às decisões da Justiça Eleitoral" - uma referência ao processo em que PP e PT tentam manter se coligar, mas que já foi negado pelo TRE e está agora no TSE.

"A divulgação de pessoas pertencentes a outro partido político, que tem candidatura concorrente, no guia de outra coligação, pode causar, na opinião pública, certa confusão de entendimento, e ainda passa a mensagem de que as decisões judiciais não são consideradas pelo líder do PT, o que é de todo reprovável", afirmou o juiz na sentença. Outra decisão também proíbe veiculação do vídeo de Lula no site da candidata pepista e em redes sociais.

Ao Terra, Japiassu disse que "98% do PT tem posição firmada e está dentro da campanha da Daniella". O quase candidato a vice acredita que "se o bem vencer o mal e a verdade vier à tona", o processo que está no TSE permitirá a coligação de PP e PT no município paraibano.

Contraponto

A campanha de Daniella Ribeiro vai recorrer no TRE contra a decisão de usar as imagens de Lula na propaganda gratuita. O advogado do PP, André Motta, afirmou que a manifestação do ex-presidente, ao pedir votos para a progressista, não cita o PT. Além disso, acrescentou Motta, trata-se de uma mensagem livre de apoio. "A decisão viola o próprio direito de imagem dele (Lula), enquanto cidadão, de se manifestar livremente".

No argumento do advogado, é o candidato petista quem está usando indevidamente as imagens de Lula. "Ele (Almeida) está usando imagens de arquivo para tentar ludibriar o eleitor, dizendo que Lula apoia sua candidatura quando, na verdade, isso não existe". Daniella é filha dos progressistas Enivaldo Ribeiro, ex-prefeito de Campina Grande e ex-deputado federal, e Virgínia Velloso Borges, atual prefeita de Pilar cidade na região de Campina Grande.

O juiz Ruy Jander da Rocha é o mesmo que determinou, na semana passada, a prisão do diretor geral do Google no Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, por descumprimento de decisão judicial. O motivo foi um vídeo do Youtube que fazia uma sátira com o candidato a prefeito Romero Rodrigues (PSDB), usando o personagem Chaves, da famosa série mexicana. A prisão, no entanto, foi suspensa pelo juiz Miguel de Britto Lyra Filho, também do TRE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade