PUBLICIDADE

Política

Partidos lançam neste sábado Haddad e Russomanno; veja outros

30 jun 2012 - 08h22
Compartilhar

Este sábado será um dia agitado na política nacional, com convenções partidárias em várias cidades e capitais. É o último dia no calendário das eleições para que as legendas oficializem os candidatos a prefeito e vereador. Confira abaixo movimentação política nas capitais.

São Paulo

Na capital paulista, o PT confirma, em evento na Câmara Municipal, o nome de Fernando Haddad como candidato a prefeito. O ex-ministro da Educação terá Nádia Campeão (PCdoB) como vice, após confusões com a ex-prefeita Luiza Erundina e uma polêmica aliança com o PP, de Paulo Maluf.

Mais cedo, o PCdoB faz sua convenção em uma faculdade da zona sul da cidade. O partido desistiu de lançar candidatura própria, com Netinho de Paula, para apoiar Haddad.

O PRB também homologa pela manhã seu candidato a prefeito, Celso Russomanno, com um ato na Assembleia Legislativa. Russomanno está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás somente de José Serra (PSDB), que foi homologado candidato na semana passada.

Belo Horizonte

A cidade mineira terá quatro convenções importantes neste sábado. De manhã, o PSB lança o prefeito Marcio Lacerda à reeleição. A convenção ocorre na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. PT e PSDB se reúnem em suas sedes municipais ao mesmo tempo para confirmar o apoio a Lacerda, enquanto o PMDB faz sua convenção na Escola do Legislativo de Belo Horizonte para lançar Leonardo Quintão como candidato.

Porto Alegre

O Psol confirma em evento na Câmara de Vereadores a candidatura de Roberto Robaina à prefeitura da capital gaúcha. À tarde, é a vez do PSTU oficializar sua candidatura, lançando Érico Corrêa ao executivo municipal.

Recife

Na capital de Pernambuco, o PSB fará o anúncio formal de Geraldo Júlio como candidato na chapa majoritária, após romper com o PT - seu grande aliado regional, que acabou isolado nas eleições deste ano após a confusão para definir o candidato. O governador do Estado e presidente do PSB, Eduardo Campos, também comparecerá à convenção do PMDB, que se uniu aos socialistas.

Sem o ex-deputado Raul Jungmann, o PPS também decide hoje quem apoiará no Recife. O PSDB lançará o deputado estadual Daniel Coelho.

Maceió

Em Maceió, todos os lados escolheram o último dia do calendário eleitoral para realizar as convenções na capital. Até o momento, somente a esquerda definiu seu nome: o professor de História Alexandre Fleming (Psol), candidato a prefeito com apoio do PSTU e da vereadora Heloísa Helena (Psol). Já os partidos aliados aos senadores de oposição Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB) e ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) anunciarão seus nomes apenas neste sábado.

Fortaleza

O PT oficializa Elmano de Freitas como candidato às 10h na capital cearense. Enquanto isso, PCdoB lança o senador Inácio Arruda, PP homologa apoio ao PSB, PSDB confirma Marcos Cals e DEM anuncia sua "chapa pura".

Salvador

O PRB faz sua convenção à tarde para confirmar a candidatura de Marcio Marinho à prefeitura de Salvador. Antes, o PT lança Nelson Pelegrino, enquanto o PSC homologa candidatos à Câmara Municipal e reafirma o apoio ao candidato petista.

Manaus

Na capital do Amazonas, seis partidos fazem convenções. Depois de dois adiamentos, o PP anunciaria a deputada federal Rebecca Garcia como candidata às 9h deste sábado, mas ela anunciou durante a madrugada de sábado que estava desistindo da disputa. PT e PCdoB também têm convenções marcadas. O PSDB, por sua vez, formaliza o senador Arthur Virgílio como candidato, podendo contar com o apoio do PDT, que também deixou a convenção para o último dia.

Florianópolis

A cidade catarinense começa o dia com a convenção do PP, que lança João Amin como vice na chapa de Cesar Souza Junior. O candidato será homologado por seu partido, o PSD, em evento na Assembleia Legislativa. O PSDB e o DEM também fazem convenções pela manhã.

Natal

Na capital potiguar, o PMDB oficializa o nome do deputado estadual Hermano Morais no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão. Os tucanos também lançam o seu candidato a prefeito neste sábado, o deputado federal Rogério Marinho, no ginásio esportivo do bairro de Cidade da Esperança. O PV fará sua convenção em meio a incertezas, já que a prefeita Micarla de Sousa desistiu da disputa e o partido não definiu um substituto.

Cuiabá

Em Cuiabá, quase todos os partidos deixaram a decisão para a última hora. PSDB, PR e DEM marcaram suas convenções para as 9h. Os tucanos se reunirão no auditório da Associação Mato-Grossense de Delegados de Polícia (Amdepol). O PR e o Democratas definirão a participação no processo eleitoral em suas respectivas sedes. O PSDB pode enfrentar o pleito eleitoral com o deputado estadual Guilherme Maluf.

O PMDB, enquanto isso, lança a candidatura do ex-secretário do Centro-Oeste, Totó Parente, à prefeitura da capital de Mato Grosso. Já o PP cuaiabano, dirigido pelo vereador Deucimar Silva, tem convenção marcada e ainda não apoiam nenhum candidato majoritário.

O PT oficializa a candidatura do vereador Lúcio Cabral às 15h; PSB confirma a candidatura do empresário Mario Mendes às 18h. PDT e PCdoB também têm convenções marcadas.

Vitória

No Espírito Santo, o PMDB oficializa a candidatura de Lelo Coimbra para a prefeitura de Vitória; O PPS lança o deputado Luciano Rezende; o PR confirma o nome de José Esmeraldo para prefeito; e o PSB decide se terá ou não candidato próprio.

Porto Velho

Em Rondônia, o PV escolhe candidatos a prefeito, vice e a vereadores, bem como as definições das coligações partidárias rumo ao pleito de outubro. O ex-deputado Lindomar Garçon é pré-candidato. O PDT, por sua vez, homologa o nome do jornalista Dalton Di Franco, e o PT oficializa a candidatura de Fátima Cleide. O PPS oficializa a candidatura do empresário Mário Português.

Palmas

No Tocantins, o pré-candidato à prefeitura de Palmas, Marcelo Lelis, será lançado pelo PV. O nome de seu vice só deve ser divulgado no evento. O PV tem o apoio de PSL, PMN, PRB, PTC, PHS, PSDB, PSD, PTB e DEM.

Macapá

No Amapá, DEM e PTB fazem convenção conjunta para confirmar a chapa que concorre à prefeitura de Macapá. A coligação tem dois nomes para assumir a cabeça de chapa: Lucas Barreto (PTB) e Davi Alcolumbre (DEM).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade