PUBLICIDADE

Política

Pará registra defeito em urna e um preso nas primeiras horas de eleição

Pará registra problema em urna e um preso nas primeiras horas de votação

7 out 2012 - 11h32
Compartilhar

Lucy Silva
Direto de Belém

As primeiras horas de votação foram tranquilas no Pará, tanto na capital Belém, como nos municípios do interior, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Apenas uma urna teve problemas técnicos, na manhã deste domingo, no município de Monte Alegre, na região do Baixo Amazonas, e uma pessoa foi presa por boca de urna na capital.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

O equipamento não chegou a ser substituído e apenas passou por uma manutenção. O fato atrasou a votação em, no máximo 10 minutos, segundo a Justiça Eleitoral paraense. Ao todo, foram disponibilizadas 19.048 urnas para todo estado, sendo 2.816 , só para a capital Belém. Votam no estado 5,1 milhões eleitores. São 488 candidatos a prefeito e 17.650 a vereador no Pará.

Na capital, um homem foi preso por estar distribuindo "santinhos" próximo a uma zona eleitoral, no conjunto Cidade Nova. Ele foi autuado por boca de urna. Foi feito registro de TCO (Termo Circunstacial de Ocorrência) e ele foi liberado.

A previsão do Tribunal Regional Eleitoral é de que o resultado seja conhecido até às 22h de hoje.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade