PUBLICIDADE

Obama parabeniza Dilma e a convida para visitar os EUA

1 nov 2010 16h42
| atualizado às 17h07
Publicidade
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

A presidente eleita no domingo (31), Dilma Rousseff (PT), foi saudada por telefone pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, após a confirmação de sua vitória nas urnas. Além dele, os presidentes de Chile, Argentina, Uruguai, França, Colômbia e México também telefonaram para parabenizar a petista, reforçando os laços de cooperação com o Brasil.

De acordo com Marco Aurélio Garcia, assessor de assuntos internacionais da presidência, Obama disse a Dilma que pretende continuar a contar com o apoio do Brasil em temas "sensíveis", como energia e política internacional. O presidente americano também reconheceu e parabenizou Dilma pelo papel do Brasil na ajuda ao Haiti, que foi atingido por um terremoto no início do ano.

Obama e os demais presidentes que ligaram para Dilma convidaram a candidata para fazer uma visita a seus países, mas segundo Garcia, ela teria recusado os convites porque "o tempo de transição de governo será curto". De acordo com o assessor, as conversas mais longas foram com Obama e Sarkozy.

Sem mudanças na economia
O assessor da presidência, que esteve reunido na tarde desta segunda-feira (1) com a presidente eleita, em Brasília, afirmou que Dilma não fará mudanças significativas na política econômica nos próximos quatro anos de seu governo, tomando apenas medidas de monitoramento econômico.

Segundo Garcia, Dilma descartou mudanças e ajustes radicais na política econômica, mas não disse se vai manter a atual equipe do governo. "Ela está satisfeita com os atuais ministros da área econômica, mas se ela vai ou não mantê-los, só ela sabe", disse.

Dilma vai passar a tarde descansando em casa até as 19h30, quando dará entrevistas apenas a emissoras de televisão. A partir de terça-feira (2), a presidente eleita viajará para tirar alguns dias de folga, mas ainda não se sabe para onde vai.

Presidente Lula e a presidente eleita, Dilma Rousseff, comemoram nesta madrugada a vitória no Palácio da Alvorada
Presidente Lula e a presidente eleita, Dilma Rousseff, comemoram nesta madrugada a vitória no Palácio da Alvorada
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Publicidade