PUBLICIDADE

Política

No reencontro com o PT, Erundina promete atrair Marta Suplicy

15 jun 2012 - 18h22
(atualizado às 21h57)
Compartilhar
Thiago Tufano
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

O discurso da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) no evento que selou o acordo para que ela seja a pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Fernando Haddad (PT) para a disputa da Prefeitura de São Paulo, foi emocionado. Erundina, que foi eleita prefeita da cidade em 1988 pelo Partido dos Trabalhadores, se referiu em diversos momentos a antigos aliados e amigos que deixou na legenda e disse que está pronta para a disputa, não por uma questão pessoal, mas pelo seu papel no PSB no que ela chamou de um "projeto nacional". A deputada também prometeu atrair o apoio da senadora Marta Suplicy para a campanha.

Erundina agradece a Haddad por reencontro com o PT:

"Esperamos que a Marta Suplicy se some a nós. Vou procurá-la pessoalmente, porque somos amigas", disse. Desde que Marta foi barrada pela direção do PT da disputa pelo cargo, no ano passado, ela não tem feito qualquer sinal de empenho para ajudar na pré-campanha de Fernando Haddad.

Aclamada pelos cerca de 200 participantes do evento, Erundina afirmou que chega para a campanha com a missão de colaborar para atrair os jovens para o processo eleitoral. "Tem de ser uma campanha apaixonante, apaixonada e criativa, capaz de atrair a juventude. A juventude perdeu a referência da política. Não é bom a gente chorar na frente de tanta gente. Eu sou daquelas movidas a esperança, à paixão. Quem não tiver paixão na política, não entre na política. Isso não depende de idade. O amor e a paixão não tem idade", disse ela.

Depois de mais de 10 minutos de discurso, ela se lembrou de citar o candidato Fernando Haddad, de quem ganhou um beijo. "Obrigada por ter aceitado o meu nome. Estaremos juntos. Eu sou a segunda, você é o primeiro. Eu não mudei de lado, não mudei de rua. Haddad é uma candidatura viável e a possibilidade real de um governo democrático e popular", afirmou.

Haddad retribuiu: "Eu tenho muito a aprender com você. Você é um símbolo de garra, de ética, de luta, de olhar para quem mais precisa. Ela estará conosco como um quadro político. Luiza nunca parou de se renovar. Ela é a jovem Luiza, que está continuamente perseguindo a justiça social e a transformação para melhor. Você é um quadro que não parou no tempo."

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, disse que, para chegar ao acordo com o PT, foi preciso a compreensão de muitos. "O PSB não vem nesse ato pela metade. Erundina volta a se encontrar com seus velhos companheiros e amigos de onde ela militou por tantos anos. Saiu pela porta de frente e retorna pela porta da frente com o PSB", disse.

De acordo com ele, o debate municipal deve ser colocado na instância municipal, mas que em alguns lugares, o debate é nacional. "Existem lugares e trincheiras em que é preciso estarmos juntos. Quando decidimos reafirmar essa aliança no Estado de São Paulo, fomos buscar o que o PSB tem de mais caro, de doação à luta do povo. Conversamos muito com Luiza nesses últimos dias sobre o que queremos que ela represente nesta chapa: o compromisso com o o povo e com a ética."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade