PUBLICIDADE

Política

Na véspera da eleição, Chalita e Serra disputam altar do Pe. Marcelo

4 out 2012 - 23h49
(atualizado em 5/10/2012 às 01h20)
Compartilhar
Renan Truffi
Direto de São Paulo

A três dias das eleições municipais, os candidatos do PSDB e do PMDB à prefeitura de São Paulo, José Serra e Gabriel Chalita respectivamente, disputaram na noite desta quinta-feira o altar do Santuário Terço Bizantino, igreja onde o padre Marcelo Rossi ministra suas missas junto com o bispo Dom Fernando Antônio Figueiredo em São Paulo.

José Serra (PSDB) cumprimenta Gabriel Chalita (PMDB) durante o culto
José Serra (PSDB) cumprimenta Gabriel Chalita (PMDB) durante o culto
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Coincidência ou não, os dois candidatos resolveram assistir ao culto católico de hoje, celebrado em homenagem a São Francisco. No entanto, só o candidato do PMDB admitiu que pediu permissão para ir à igreja. "Eu que liguei. Liguei para o padre e falei: 'Hoje é dia de São Francisco. Quero ir à missa. Tudo bem?'", afirmou.

Serra, por sua vez, disse que foi convidado por Dom Fernando ao deixar o local. "Dom Fernando convidou. Vim porque fui convidado", repetiu. Fato que foi negado pelo bispo. De acordo com o líder católico, os dois candidatos pediram para assistir à missa. Apesar disso, Serra disse que não sabia da ida de Chalita ao Santuário Terço Bizantino no mesmo dia. "Não (fiquei constrangido com a presença do candidato do PMDB). Não sabia da presença do Chalita", afirmou

Antes do início da missa, os adversários foram posicionados um próximo ao outro. O tucano ficou sentado uma cadeira na frente do peemedebista. Apesar da proximidade, eles apenas se cumprimentaram na chegada. Não conversaram e nem se despediram.

Primeiro a chegar, Chalita acenou para os fiéis e recebeu aplausos como resposta. Já Serra também cumprimentou os católicos do altar, mas ouviu um misto de aplausos com pequenas vaias ao fundo do templo. Em seguida, alguns seguidores do padre Marcelo começaram a gritar o nome de Chalita e foram repreendidos por um dos membros do santuário. "Não vamos ficar gritando, vamos nos concentrar para a santa missa", pediu.

Durante sua fala, Dom Fernando citou a mãe de Serra e as tias de Chalita. "Nosso carinho ao amigo José Serra e nosso amigo Gabriel Chalita. Que Deus abençoe a ambos", disse. Depois disto, o padre Marcelo Rossi iniciou o louvor, que Chalita cantou do começo ao fim, inclusive, com a dança característica. Serra preferiu seguir a música com palmas. Além disso, Serra e Chalita foram convidados a ler passagens da Bíblia.

O padre Marcelo Rossi mencionou ainda o primeiro turno das eleições, marcado para o próximo dia 7 de outubro. Ele pediu "governantes íntegros" e recomendou "voto consciente". "Velai pro nossa pátria para que tenhamos governantes íntegros afinados com os anseios do povo sofrido", afirmou. Ao final, Dom Fernando benzeu Serra, Chalita e todos os outros convidados presentes no altar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade