Na TV, Rodrigo Maia e Otávio Leite sobem o tom contra Paes
- Juliana Prado
- Direto do Rio de Janeiro
Com um tom irônico, a campanha de TV desta segunda-feira do candidato do DEM à prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, intensificou as críticas ao prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes(PMDB). Ele afirmou que a cidade perfeita apresentada na propaganda de Paes (sem trânsito, com bom atendimento na Saúde e Educação, com investimentos e sem crack) é fictícia. "A cidade da propaganda dele não existe na vida real", criticou.
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A campanha do concorrente colocou personagens para dar depoimentos chamando o Rio de "vendido" por Paes no horário eleitoral de "maquiagem" e "conto de fadas". Outra moradora afirma: "Se essa cidade existir, quero até ir morar lá". O programa trouxe ainda o ex-prefeito César Maia (pai de Rodrigo) defendendo a eleição do filho e a volta dos projetos que implantou em sua gestão.
Ao contrário da exibição de sexta-feira, a propaganda de Rodrigo Maia não repetiu um depoimento polêmico do ex-governador Anthony Garotinho (PR). Na exibição anterior, Garotinho colocava em xeque a defesa simultânea que Paes faz dos homossexuais e de religiões evangélicas, por exemplo. As declarações levaram à saída do coordenador de campanha de Rodrigo Maia, Marcelo Garcia, da equipe no dia seguinte. Ele expôs o desconforto com a estratégia e disse que não concordava com a investida.
Otávio Leite no ataque
Quem também subiu o tom das críticas à atual gestão municipal foi o candidato do PSDB, Otávio Leite. O concorrente foi até Madureira, na zona norte, onde Paes implantou recentemente o Parque Madureira, espécie de "menina dos olhos" de sua administração. ¿Aqui temos o Parque Madureira de um lado e o 'crack de Madureira' de outro. Neste momento, o próprio candidato tucano entrevista uma moradora de rua, que reclama de não ter oportunidades", disse.
Marcelo Freixo(Psol) também criticou o que classifica como política de remoções do atual governo. "Esse prefeito é o prefeito das remoções", declarou um morador da Vila Autódromo. Nos 17 minutos a que tem direito no programa eleitoral na TV, o prefeito repetiu a fórmula que tem adotado desde o ínício da propaganda na TV e no rádio: defender projetos implantados na sua administração e tentar passar uma mensagem otimista, de que o Rio melhorou sob seu comando nos últimos anos.
Entre as áreas destacadas no programa desta segunda-feira estavam educação e habitação, além do projeto "Empresa bacana", que beneficiou pequenos comerciantes em várias regiões da cidade.