PUBLICIDADE

Política

Na TV, Leite apela para filha de JK e Maia anda de Kombi no Rio

28 set 2012 - 14h10
Compartilhar
Giuliander Carpes
Direto do Rio de Janeiro

A campanha para a eleição de prefeito do Rio de Janeiro entra na sua reta final com os candidatos tentando levar o pleito para o 2º turno - segundo a última pesquisa Datafolha, o atual prefeito Eduardo Paes hoje se reelegeria com 55% das intenções de voto. No programa eleitoral de televisão desta sexta-feira, o candidato Otávio Leite (PSDB) foi buscar apoios de maior impacto para tentar crescer.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

O programa de Otávio Leite, que tem pouco mais de três minutos, abusou da inserção de personagens de renome de seu partido, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o atual governadores de Minas Gerais Antônio Anastasia (PSDB). Mas o apoio que mais chamou a atenção foi de Maristela Kubitschek, também mineira, filha do ex-presidente da República (1956-1961) Juscelino Kubitschek, falecido em 1976.

"Tenho certeza que meu pai, de onde estiver, está olhando e torcendo por seu afilhado", disse Maristela. Leite completou o programa questionando a falta de investimento em educação. O candidato foi liberado pela Justiça eleitoral para acusar Paes de deixar de investir R$ 500 milhões anuais no setor. O candidato do PSDB teve apenas 3% das intenções de voto da última pesquisa divulgada pelo Datafolha.

Rodrigo Maia (DEM), campeão de rejeição em todas as pesquisas realizadas, tentou dar um passo para colocar a sua campanha mais perto das classes menos abastadas. No programa eleitoral desta sexta-feira, o filho de César Maia - que sempre contou com o apoio da zona sul do Rio para se eleger - andou de Kombi pelo subúrbio do Rio de Janeiro e falou de seus projetos para melhorar o transporte público da cidade.

O candidato mandou um recado direto para Eduardo Paes, que baseia nos corredores de ônibus expressos (BRT) a sua política de transportes. "Nenhuma cidade conseguiu resolver seu problema de transporte público só com ônibus. É preciso investir em trem e metrô", afirmou. Ele prometeu colocar no subterrâneo a linha de trem que divide o Méier, tradicional bairro do subúrbio carioca. Na superfície, pretende construir uma praça para integrar o bairro.

Marcelo Freixo (PSOL), candidato com 19% dos votos segundo a última pesquisa Datafolha, falou da falta de investimento em saúde. O prefeito Eduardo Paes utilizou seus 16 minutos de programa eleitoral para falar do Parque de Madureira, área de lazer que construiu na zona norte durante sua gestão, e responder as críticas de Maia falando dos benefícios do BRT para a zona oeste do Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade