PUBLICIDADE

Política

Mulim vira resultado do 1º turno e é eleito em São Gonçalo

28 out 2012 - 18h38
(atualizado às 21h00)
Compartilhar

No segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro, com 665 mil eleitores, Neilton Mulim (PR) virou para cima do adversário e foi eleito prefeito de São Gonçalo com 56,78% dos votos válidos, contra 43,22% de Adolfo Konder (PDT).

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Conheça os candidatos a prefeito de todo o País

Liderando uma coligação de cinco partidos, Mulim ficou com a segunda vaga para o turno decisivo das eleições ao receber 116,7 mil votos (25,22%). Konder, apoiado por dez partidos políticos, obteve a maior quantidade de votos no primeiro turno das eleições: 192,7 mil ou 41,65%.

Neilton Mulim é professor e já foi vereador por três mandatos. Eleito deputado federal em 2006, está em seu segundo mandato. Entre os cargos políticos já assumidos por ele, estão o de secretário municipal de Desenvolvimento de São Gonçalo e o de secretário estadual da Infância e da Juventude do Rio.

São Gonçalo desmembrou-se de Niterói em 1890 e foi elevado à categoria de cidade em 1922. O município tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões, concentrado basicamente no setor de serviços, ocupando o 46º lugar no ranking das economias municipais do País e o quinto lugar no Estado, de acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ter uma economia parecida com a de Niterói, São Gonçalo apresenta problemas sociais maiores do que os do município vizinho. A incidência de pobreza, por exemplo, é pelo menos três vezes maior do que a de Niterói, segundo o IBGE.

Segundo turno ocorre em 50 municípios

Mais de 31 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo eleger o prefeito em 50 cidades do Brasil em que há segundo turno, sendo 17 capitais. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições nas capitais e principais cidades do País e apuração de votos em tempo real.

Com informações da Agência Brasil.

Neilton Mulim foi eleito com 56,78% dos votos válidos
Neilton Mulim foi eleito com 56,78% dos votos válidos
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade