Eleições

publicidade
06 de setembro de 2010 • 14h47

Maior colégio eleitoral de SC, Joinville vira alvo de candidatos

 
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A cidade de Joinville, localizada a cerca de 190 quilômetros ao norte de Florianópolis, se transformou no maior alvo da campanha eleitoral em Santa Catarina. Maior colégio eleitoral do estado com 350 mil eleitores e reduto do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), a cidade entrou no roteiro não apenas dos candidatos locais, mas também dos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT).

Logo após a visita do candidato tucano, ocorrida na noite da última sexta-feira (3), a coordenação de campanha petista anunciou uma visita do presidente Lula à Joinville. A data escolhida deixa claro a importância do município na campanha: 13 de setembro. Dilma Roussef está sendo esperada para um comício ainda esta semana: a visita inicialmente está marcada para o dia 9 de setembro, mas o presidente do PT catarinense, José Fritsch, ainda depende de confirmação com a assessoria da ex-ministra.

A luta por Joinville tem motivos mais do que justificados: na última eleição para o governo do Estado, em 2006, Luiz Henrique da Silveira obteve 80% dos votos e largou com uma vantagem de mais de 200 mil votos para o adversário Esperidião Amin, do PP. O desempenho foi decisivo na conquista de sua reeleição, por apertada margem de votos. Dois anos mais tarde, o PT obteve uma vitória histórica e elegeu Carlito Merss para a prefeitura, após quatro derrotas consecutivas em eleições anteriores.

O PT aposta as fichas para tentar fortalecer a campanha de Ideli Salvatti ao governo. A presença de Lula e Dlma, em dias distintos, aliado ao fato da senadora ter comendo a carreira de sindicalista na cidade são pontos que começam a ser explorados pela coordenação de campanha.

Dou outro lado, o peemedebista Luiz Henrique aposta em mais uma vitória "ampla" em sua cidade. "A presença de Serra foi importante e ele saíra daqui com uma vantagem expressiva", disse, contrariando as indicações das últimas pesquisas eleitorais. "O PSDB vai vencer em Santa Catarina com uma vantagem de um milhão de votos. E Raimundo Colombo vencerá no primeiro turno".

Na opinião do candidato Raimundo Colombo (DEM), a presença de Serra e o empenho de Luiz Henrique são fundamentais para a conquista do eleitorado de Joinville, um dos dois únicos municípios do país a ter mais eleitores do que a capital do Estado. O outro é Vila Velha (ES), que conta com eleitorado superior ao da capital capixaba Vitória.

Especial para Terra