PUBLICIDADE

Política

Líder nas pesquisas, Ratinho Júnior vira alvo de ataques em Curitiba

5 set 2012 - 17h51
(atualizado em 6/9/2012 às 11h52)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

Líder nas últimas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSC à prefeitura de Curitiba, Ratinho Júnior virou, nos últimos dias, o alvo principal dos ataques na campanha eleitoral da capital paranaense. Se antes as trocas de ofensas concentravam-se entre os cabos eleitorais de Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT), com as críticas à atual administração de um lado e a condenação pela falta de coerência de uma aliança com antigos adversários de outro, os 27% de intenção de votos alcançados por Ratinho Júnior nas últimas pesquisas Ibope (PR-00066/2012), Datafolha (PR-00085/2012) e 28% no Vox Populi(PR-87/2012) direcionaram as artilharias dos adversários ao deputado federal.

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Panfletos, inserções de rádio e, principalmente, correntes nas redes sociais começaram a destacar "pontos fracos" do filho do apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Os principais argumentos são a suposta inexperiência do candidato, suas votações em temas polêmicos na Câmara dos Deputados e algumas posições tidas como conservadoras, como sua postura contrária ao casamento gay e à adoção de crianças por casais homossexuais."Não queremos Ratinho Júnior prefeito de Curitiba: votou contra o projeto de lei de proteção da vegetação nativa; votou a favor do 'código ruralista'; seu pai é dono de 220 mil hectares de mata nativa no Acre; votou a favor da prorrogação da CPMF; declarou-se contra o casamento gay. É isso que você quer para Curitiba?", diz material compartilhado por simpatizantes de Ducci na internet.

E os ataques já chegaram aos programas de rádio e televisão, mas foram barrados pela Justiça Eleitoral. Na propaganda de Ducci, foi utilizada uma peça considerada ofensiva a Ratinho. Nela, um piloto de avião, identificado como comandante Júnior, avisa aos passageiros que não possui experiência, que está fazendo seu primeiro voo para Curitiba, mas que, se Deus quiser, dará tudo certo. Na sequência, o locutor alerta sobre os perigos da inexperiência.

A juíza Renata Estorilho Baganha, da 3ª zona eleitoral de Curitiba, proibiu a veiculação da peça por entender que "a forma da propaganda claramente tenta ridicularizar o candidato Ratinho Junior".

Ratinho Júnior comentou que está preparado para se tornar o alvo principal dos adversários, mas que não vai responder aos ataques. "Os ataques de baixo nível apenas indicam o desespero de quem está percebendo que as novas idéias da nossa candidatura tomam conta de Curitiba", disse. "Não vamos entrar no jogo da baixaria; vamos continuar debatendo a cidade e apresentando nossas propostas para mudar Curitiba", disse.

Ratinho Jr. vai com o pai na rua e recebe críticas dos adversários
Ratinho Jr. vai com o pai na rua e recebe críticas dos adversários
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade